Ver mais

Liminar Autoriza Devolução De Dinheiro Investido em Bitcoin Na Plataforma Genbit

2 mins
Atualizado por Caio Nascimento
Um juiz do Estado de São Paulo assinou uma liminar autorizando que os valores investidos na compra de criptomoedas realizadas na plataforma Genbit sejam devolvidos.
Segundo o processo, a empresa Gensa Serviços Digitais SA estaria lesando os consumidores ao induzi-los a investir em criptomoedas com a promessa de rendimentos um tanto quanto irreais, de aproximadamente 15% ao mês.

Atuação irregular

A empresa, por meio do Gabriel Tomaz Barbosa, vinha oferecendo contratos de investimento sem autorização pelo site Zero10 Club. Após ser autuado e proibido de ofertar ao público títulos ou contratos de investimentos coletivos, com acarretamento de multa diária no valor de R$ 5.000,00 caso a determinação não fosse cumprida, foi constatado que o Gabriel descumpriu a determinação e passou a utilizar a marca Genbit para realizar as operações fraudulentas.

A fraude

A Genbit prometia um rendimento mensal de 5 a 15% sobre o valor investido. Além disso, os consumidores recebiam a promessa de comissão de 10% sobre o capital investido por todas os novos clientes indicados. Segundo o juiz do caso, ficou claro que o dinheiro usado para cumprir com as promessas da empresa não eram decorrente de operações com criptomoedas, e sim das aplicações feitas pelos novos investidores. Portanto as operações da Gensa Serviços Digitais SA foram categorizadas como pirâmide financeira.

Outras empresas

Segundo o processo existe uma clara evidência de eu esse sistema de fraudes contou com a ajuda de mais de uma empresa. Segundo o site CMV (Comissão de Valores Mobiliários), os sócios da Gensa, Gabriel Tomaz Barbosa e Nivaldo Gonzaga dos Santos, também compõem o quadro societário da HDN Participações SA. Além disso, ambos os sócios são citados como participantes ativos das operações da Arbor Brasil Serviços de Gestão Financeira LTDA. A CMV reconhece e reforça o alerta de atuação irregular das 3 empresas. O processo ainda afirma que é constatado, por consulta ao sistema E-SAJ, que as empresas em questão são alvos de centenas de ações sobre o mesmo objeto, mostrando que houve inadimplemento não apenas do lucro esperado mas também do capital investido. Faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter. Assim ficará por dentro das últimas notícias sobre criptomoedas e blockchain acontecendo no Brasil e no mundo.

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

Airi-Chaves-2.png
Airí Chaves
Formada em marketing pela Universidade Estácio de Sá e com um mestrado em liderança estratégica pela Unini, escreve para diversos meios do mercado de criptomoedas desde 2017. Já escreveu para diversas exchanges brasileiras, como a BitcoinTrade e outras empresas da indústria web3. Hoje usa todo o conhecimento adquirido na missão de educar e informar de forma simples sobre assuntos que não são acessíveis a todos.
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados