Mais de 200 Bancos Se Unem Para Propor um Euro Digital Pan-Continental

Compartilhar Artigo

A China pode ter a vantagem de ser pioneira na corrida para lançar a primeira moeda digital nacional , mas parece que outros grandes players globais não estão dispostos a ficar para trás . A Associação dos Bancos Alemães (Bankenverband) divulgou ontem um documento afirmando explicitamente que a economia da zona do euro se beneficiará de um ‘euro digital programável’.



O documento, entre outras coisas, descreve os possíveis riscos das moedas digitais que não fazem parte da política monetária determinada pelo Estado.



O governo deve estar à frente da política monetária

O documento reflete a posição oficial de 11 associações membros e mais de 200 bancos comerciais privados sobre a questão das moedas digitais.

Ele ressalta que o problemático projeto de criptomoeda do Facebook Libra basicamente despertou o ninho de vespas levantando perguntas sobre o provável impacto das moedas digitais na ordem financeira global. Especificamente, o documento enfatizou a necessidade de uma estrutura política clara para determinar quem deve moldar a ordem nesta era digital.

Subjacente ao fato de que o governo e suas agências devem formar o coletivo, de fato dando as boas-vindas a todos os assuntos relacionados à economia, o documento sugere que é hora de todas as partes interessadas combinarem seus esforços para lançar um ‘euro digital baseado em criptografia’ que seja interoperável com livro dinheiro.

“Uma moeda estável é a base de qualquer sistema econômico; garantir que um seja um elemento-chave da soberania do Estado. A estabilidade do sistema monetário existente não deve, portanto, ser ameaçada pelo fornecimento de dinheiro digital baseado em criptografia”.

O documento também propôs a criação de uma plataforma de pagamento pan-europeia para este euro baseado em criptografia com a promessa de que os bancos alemães desempenharão seu papel no seu desenvolvimento.

Fundação legal para um euro digital pan-continental

De acordo com o Bankenverband, o caminho para um euro digital pan-europeu só pode ter sucesso se todos os Estados-Membros estabelecerem um terreno comum para ele, de acordo com a legislação da concorrência existente. Acrescentou ainda que os bancos devem estar em pé de igualdade e a lei aplicável nessa frente deverá garantir segurança jurídica necessária para a cooperação de diferentes participantes do mercado europeu.

O documento também argumentou que, embora uma moeda digital apoiada por governos provavelmente ganhe uma importância incremental na era digital de hoje, as autoridades que dão as ordens devem garantir que ela não represente uma ameaça existencial ao sistema monetário atual.

Em uma nota relacionada, os legisladores alemães, juntamente com seus pares na França, estão entre os críticos mais severos da Libra do Facebook , repetidamente chamando a controversa stablecoin de uma ameaça à ordem financeira global.

Você acredita que o projeto de euro digital pode sair do papel? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar com a gente no Twitter!


Imagens cortesia da Shutterstock.


Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá