Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, Fala Sobre Libra, CPI, Risco Estrutural e Mais [Entrevista Exclusiva]

Compartilhar Artigo

Você sabe qual a opinião dos principais gestores de fundos de investimentos sobre os principais assuntos sobre criptomoedas? Nessa entrevista, Marcelo Sampaio mostra seu ponto de vista e suas expectativas para Bitcoin, Libra, e mais!



https://beincrypto.com.br/wp-content/uploads//2019/10/entrevista-marcelo-sampaio-hashdex-online-audio-converter.com_.mp3?_=1

Quem é Marcelo Sampaio?

Marcelo sempre trabalhou com tecnologias, e inciou seu trabalho com criptomoedas em 2011. Após o “boom” de 2017, Marcelo observou que era possível sim o investidor ter um ótimo retorno no longo prazo através das criptomoedas. De modo a desenvolver ainda mais seu método operacional, criou juntamente dos fundadores da Hashdex o Hashdex Digital Assets Index (HDAI), apelidado de S&P 500 das Criptomoedas.

Os principais fatores que apoiaram a tomada de decisão para o fundo em criptmoedas é o fato de ser um mercado seguro, regulado, simples e diversificado. Como modo de encarar o mercado, a estratégia principal de Marcelo é olhar a visão de longo prazo. Mesmo já tendo operado com robôs, os maiores rendimentos sempre vieram em operações longas.



Bitcoin Como Hedge

Apesar de enxergar criptomoedas em um conceito muito maior que reserva de valor, Bitcoin e outras grandes moedas com certeza são estratégias com excelente fundamento para cumprir esse papel. Inclusive, todas as tecnologias disruptivas, no começo possuem a mesma discussão que o bitcoin enfrenta nos dias atuais.

Do aspecto técnico, o bitcoin é melhor que todas as outras reservas de valor, e já esta preparado para a próxima crise. Inclusive, não posicionar em criptomoeda para a próxima crise pode ser um grande erro de interpretação do mercado.

“Portfólio jamais é saber o futuro. É você realmente fazer uma posição de apostas não correlacionadas que consigam te entregar um retorno superior.”

Marcelo acredita na ideia que a o sistema atual monopolizado já mostrou que não é eficiente para a economia. A utilização de moeda fiduciária como reserva de valor, não é uma boa ideia. Desse modo, as criptomoedas vem para melhorar o funcionamento dos mercados, de modo descentralizado.

A Libra vai Sair do Papel?

 

A única possibilidade do Facebook não lançar a Libra é caso Zuckerberg desista do projeto. A grande questão atualmente é que os reguladores estão querendo fazer parte do projeto, ou seja, se o Facebook não fizer com apoio das entidades regulamentares, podem prejudicar à rede social como forma de retaliação.

Outro empecilho que a Libra pode encarar, é a concorrência do Yuan tokenizado. Além da própria concorrência direta, os Estados Unidos podem optar por lançar seu próprio dólar digital, e assim escolher tirar a Libra do jogo.

O próximo passo para concretizar o sucesso é de fato centralizar a blockchain, colocar no papel os detalhes e deixar claro como a Libra de fato pretende encarar e atuar no mercado global.

Quais os Impactos da PL 2303/15 nas Criptomoedas?

De acordo com Marcelo, a PL é de fato muito importante, mas mais por um ângulo da educação do cidadão. O impacto sobre definir ou não o que é crime, não traz grande diferença pois a CVM já tem parâmetros claros para definir o que é pirâmide.

Depois da quebra da Mt. Gox em 2014, a evolução em termo de regulação no Japão fez uma grande diferença para o sucesso da criptomoeda, e quem sabe a nossa PL pode representar alguma evolução semelhante, possivelmente em grau menor.

Palavras Finais

A questão é que os investidores precisam abrir os olhos para o sucesso no longo prazo das criptomoedas. Devem olhar com cuidado para as posições de longo prazo e de alto nível, para que possam chegar na hora certa na festa, e garantir assim excelentes retornos no longo prazo.

Para entender e aprender com mais detalhes, escute o áudio da entrevista com Marcelo! Agradecemos ao Marcelo pelo tempo disponibilizado e parabenizamos pelo trabalho que vem sendo desempenhado!

Quais os pontos que mais lhe chamaram atenção na entrevista? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião!

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá