Marcos Mais Importantes da Indústria de Criptomoedas em 2019

Compartilhar Artigo

À medida que nos aproximamos do final de 2019, é hora de olhar para trás e fazer um balanço dos eventos que marcaram momentos decisivos no setor de criptomoedas.



Aqui está nosso resumo dos marcos mais importantes do setor para 2019.

Sonda de amarração do procurador-geral de Nova York (USDT) e Bitfinex

A iFinex, empresa controladora da bolsa de criptomoedas Bitfinex e a operadora de stablecoin Tether (USDT), se viu envolvida em uma batalha com o Gabinete do Procurador Geral de Nova York (NYAG) no início deste ano.



Em 24 de abril, o Procurador Geral processou a iFinex, alegando que a empresa misturou fundos de investidores com seus próprios para cobrir cerca de US $ 850 milhões em fundos que foram desviados, roubados ou perdidos por seu pagamento processador – a Crypto Capital baseada no Panamá.

Como a autoridade legal explicou na época, a Bitfinex havia concedido à Crypto Capital até US $ 1 bilhão entre 2014 e 2018, apesar de nunca assinar um contrato com a empresa. Depois que US $ 850 milhões foram repentinamente varridos de seu balanço, ele simplesmente mergulhou em suas reservas Tether para encobrir tudo.

Ambas as partes estão envolvidas em um processo legal desde então, com a iFinex e suas empresas tentando resolver o caso porque não fazem negócios em Nova York.

A Bitfinex obteve uma grande vitória em setembro de 2019, quando a Divisão de Apelação da Suprema Corte de Nova York decidiu permitir que ela mantenha vários documentos importantes relacionados ao caso. Não muito avançou sobre o caso desde então, e ambas as partes devem continuar esse conflito em 2020.

A controversa Stablecoin Libra do Facebook

Os rumores sobre a moeda digital do Facebook preencheram o espaço das criptomoedas em 2018, mas o site de mídia social permaneceu de boca fechada sobre a operação e a validade das alegações de que estava construindo um ativo digital que rivalizaria com o Bitcoin. Toda a curiosidade finalmente foi saciada em 18 de junho, quando o gigante da mídia social divulgou o white paper de sua libra stablecoin e da carteira Calibra.

O anúncio de Libra enviou talvez a maior onda de choque do ano para o espaço de criptomoedas, pois o ativo causou uma ladainha de debates e empolgação. Por um lado, a entrada de uma empresa do calibre do Facebook no setor de criptomoedas foi um grande negócio. Por outro lado, o passado suspeito do Facebook era um perigo claro e presente para usuários, reguladores e parceiros.

No entanto, existem dúvidas sobre se o Facebook pode atingir a data de lançamento em junho de 2020, como reguladores no país e no exterior expressaram suas dúvidas sobre Libra. Enfrentando tanta reação regulatória, o Facebook perdeu vários membros de sua Libra Association.

Contratos futuros de Bitcoin da Bakkt

A Bakkt da Intercontinental Exchange lançou seus aguardados  contratos Bitcoin Futures em setembro.

Os contratos futuros da Bakkt são regulamentados federalmente, facilitando o comércio de investidores institucionais e de varejo em bitcoins. No lançamento, o volume foi assombroso , particularmente em sua primeira semana. Alguns comentaristas argumentaram que era normal a exchange de futuros começar devagar, mas quando ela ganhou algum impulso, esforçou-se para manter a forma por muito tempo antes que os volumes caíssem.

Os volumes de negociação na bolsa aumentaram quando o preço do Bitcoin começou a cair, mas a comunidade Bitcoin permanece neutra em relação às perspectivas da bolsa no futuro.

Apesar de lançar dois produtos financeiros em dezembro, as preocupações em torno das reservas de Bakkt surgiram, pois os números mostram apenas 63% das ações da bolsa do  mercado futuro é apoiado pelo Bitcoin.

China aprova blockchain pela primeira vez

Em outubro, o presidente Xi Jinping endossou a tecnologia blockchain como um catalisador para o desenvolvimento econômico. Em um discurso na sessão do Comitê Politburo sobre tendências da tecnologia blockchain, o Presidente incentivou as agências a dedicar seus recursos para integrar a tecnologia em suas operações, que ele acredita ser a chave para colocá-las acima dos Estados Unidos.

Após o anúncio, o Bitcoin subiu mais de 26%, estando acima de US $ 10.000, pela primeira vez em mais de um mês.

O anúncio foi tão considerado por dois motivos:

  1. Iniciou uma onda de pedidos de patentes relacionadas a blockchain dos setores público e privado.
  2. Ele solidificou a campanha de Pequim para liberar uma moeda digital apoiada pelo banco central chamada DCEP .

Quais outros eventos você adicionaria para resumir 2019 para o Bitcoin? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Com formação em ciências e redação, Alice começou a escrever profissionalmente há 7 anos. Desde então, ela tem aprendido, investido e escrito sobre criptomoedas e tecnologia blockchain para algumas das maiores publicações do setor. Atualmente, compõe a equipe de jornalistas Brasil da BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá