Moeda digital de banco central não será como criptomoeda, alerta CEO da Binance

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O CEO da Binance, Changpeng Zhao, espera que os CBDCs não tenham “algumas propriedades essenciais” que as criptomoedas possuem.

  • Por não possuírem essas propriedades, ele acredita que as criptomoedas persistirão mesmo que os CBDCs forem adotados.

  • Um relatório recente distinguiu duas formas de CBDCs, os de varejo e de atacado.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), espera que as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) não tenham o que ele chamou de “algumas propriedades essenciais” das criptomoedas.

Patrocinados



Patrocinados

CZ fez a declaração sobre a questão se os CBDCs substituiriam as criptomoedas, uma vez que fossem adotadas. “Eu acredito que eles vão coexistir por um tempo”, foi a sua resposta inicial. Ele então destacou que essas moedas não possuem “algumas propriedades-chave” de criptomoedas, que os seus usuários valorizam.

Propriedades ausentes em CBDCs

Primeiramente, CZ mencionou que os CBDCs não serão “sem permissão”. Apesar de utilizar a tecnologia blockchain de forma viável, o fato de os bancos centrais serem os emissores dessas moedas provavelmente impedirá que estas sejam descentralizadas.

Patrocinados



Patrocinados

Outro aspecto que o CEO da Binance disse que provavelmente não terá é uma oferta limitada. Para conter as tendências inflacionárias das moedas tradicionais, muitas criptomoedas têm um limite para a quantidade que será produzida. Por exemplo, o limite de produção total de Bitcoin (BTC) é de 21 milhões. Como os CBDCs estão destinados a ser mais um instrumento de política monetária, os bancos centrais os emitirão como entenderem, provavelmente sem limites em sua emissão.

Além disso, como instrumentos dos bancos centrais, os CBDCs “terão bastante vigilância e controle vinculados a eles”, disse CZ. A capacidade de negociar livremente sempre foi um recurso atraente para os usuários de criptomoedas. Nesse sentido, ele observa:

“Então, embora eles sejam mais propensos a usar a tecnologia blockchain; eles terão criptografia, eles terão chaves privadas, chaves públicas, blocos que formam a cadeia. ”

As “propriedades essenciais com as quais os usuários se preocupam” que faltam nos CBDCs manterão as criptomoedas, mesmo depois da emissão das moedas digitais dos governos.

Diferentes tipos de CBDC

Embora CZ não tenha feito essa distinção na entrevista, um estudo recente detalhou diferentes formas de moedas digitais de bancos centrais. A maioria das discussões em torno de CBDCs refere-se ao que o estudo descreve como moedas de atacado. As instituições financeiras, como os bancos centrais, os usarão principalmente para pagamentos interbancários e processos de liquidação financeira.

Os países com sistemas interbancários e mercados de capitais mais desenvolvidos estão desenvolvendo CBDCs de atacado, como o Reino Unido e o Japão.

Já os CBDCs de varejo são destinados mais como dinheiro digital para uso comercial por indivíduos e empresas. Os países que os emitem estão fazendo isso mais por razões de inclusão financeira do que os objetivos listados acima. Assim, o estudo destaca que o desenvolvimento destas moedas está mais avançado em economias emergentes. Dois CBDCs de varejo já entraram em operação nas Bahamas e no Camboja.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Nick é professor de habilidades de comunicação oral e especialista em ciência de dados em Budapeste, Hungria, com mestrado em Business Analytics. Ele entrou relativamente tarde no campo da tecnologia de criptomoedas e blockchain, mas está intrigado com seu potencial de uso econômico e político. Ele pode ser descrito como um cético otimista de centro-esquerda.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora