Moedas Digitais do Banco Central e Tokenização São Examinadas em Novo Relatório do BIS

Compartilhar Artigo

A instituição financeira global de propriedade do banco central, o Bank for International Settlements (BIS), divulgou seu relatório trimestral para o primeiro trimestre de 2020, que detalha várias conclusões e ideias que a instituição fez sobre moedas digitais. A pesquisa inclui moedas digitais do Banco Central (CBDC), moedas ponto a ponto, tokenização de ativos e pagamentos transfronteiriços.



Em um momento em que os CBDCs e as moedas digitais em geral estão aumentando, ele revela de maneira aprofundada como os operadores estão se aproximando do futuro econômico.

O Bank for International Settlements (BIS), uma instituição financeira global que promove a cooperação internacional e pertence a 60 bancos centrais, divulgou um relatório de 151 páginas que examina o futuro dos pagamentos .



Publicado em 1º de março, em uma das seções de abertura intituladas “Moldando o futuro dos pagamentos”, o BIS discute como novas entidades que estão desenvolvendo novas plataformas de pagamento entraram em cena. Essas plataformas estão competindo com os sistemas de pagamento tradicionais fornecidos pelos bancos e os próprios operadores estão reconstruindo seus sistemas.

A seção de glossário de relatórios, por si só, revela bem o quanto o BIS examinou as tecnologias emergentes e os sistemas descentralizados, incluindo termos como ‘assentamentos atômicos, moedas digitais do banco central (CBDCs), moedas digitais, pagamentos P2P, contratos inteligentes, stablecoins e tokenization. ‘

A Tokenização Tem Potencial

[jnews_block_28 second_title = “Histórias em destaque” header_type = “header_5” number_post = “4” boxed = “true” show_border = “true”]

A tokenização de valores mobiliários é considerada uma das principais aplicações das soluções emergentes de fintech e possui potenciais e riscos especiais.

Falando sobre as possíveis implicações da tokenização, o relatório diz que a aplicação altamente discutida das moedas digitais pode reduzir custos e complexidades na compensação e liquidação. Ele também observa a área cinza legal que é títulos, com a qual muitos ativos digitais tiveram problemas no passado.

Esse risco, diz ele, é de curto prazo. Além disso, permanecem as dúvidas operacionais, já que os DLTs e os contratos inteligentes ainda precisam provar a compensação e os acordos, algo que precisará ser monitorado ao longo do tempo.

Moedas Digitais do Banco Central

Os CBDCs também recebem algumas grandes menções no relatório. Dizendo que o foco é estabelecer as bases para discussões mais sistemáticas, o BIS fala sobre as considerações técnicas para um CBDC e as necessidades dos consumidores.

O BIS oferece três arquiteturas em potencial para CBDCs: modelos indiretos, diretos e híbridos. O primeiro envolve uma estrutura em camadas que conta com vários bancos, enquanto o banco central lida com pagamentos por atacado. O segundo modelo envolve apenas o banco central e o terceiro é um híbrido dos dois sistemas.

Concluiu-se que os bancos devem compartilhar os resultados dos pilotos do CBDC para que um modelo ideal possa ser acordado.

Os CBDCs têm sido um ponto de discussão importante nos últimos 6 meses. Inúmeros governos anunciaram suas intenções de lançar esse sistema de pagamento, incluindo China, Suécia, França e Tailândia. Mais recentemente, o governador do Federal Reserve, Estados Unidos, Lair Bernard, disse que os Estados Unidos estariam investigando uma moeda digital em dólar , algo que analistas e especialistas sugeriram que o país deveria fazer.

 

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá