Não, o Bitcoin Não Está Sendo Vendido Por US $ 24.000 no Irã

Compartilhar Artigo

Um boato surgiu no sábado, alegando que o Bitcoin estava sendo vendido por US $ 24.000 a unidade no Irã. Aparentemente, a demanda pela criptomoeda de referência disparou rapidamente no país, antecipando um impasse militar contra os Estados Unidos.



Acontece que, embora não seja totalmente infundado, o boato foi mais uma meia-verdade, devido a alguns espectadores que superestimaram o significado da taxa de câmbio oficial do Irã.

Na realidade, o negócio permanece como de costume no espaço de criptomoeda do Irã, com o comércio de Bitcoin ponto a ponto atualmente pairando em torno dos US $ 7.000.

Bitcoin não atingiu o topo histórico no Irã

Um pouco de pano de fundo para quem está fora do circuito: em 3 de janeiro, um ataque aéreo dos EUA perto do aeroporto de Bagdá matou o general mais poderoso das forças armadas iranianas. Foi uma das escaladas mais intensas dos últimos tempos no relacionamento já abertamente hostil entre Washington e Teerã.

Como o establishment iraniano prometeu vingar a morte do general Qassem Soleimani, uma guerra em larga escala, ou pelo menos, um novo ciclo de represálias e contra-ataques parece inevitável. Com a economia iraniana já lutando com as sanções econômicas lideradas pelos EUA, muitos temem que as coisas estejam prestes a piorar.

Se as coisas seguirem esse caminho, o rial iraniano poderá eventualmente ser mais desvalorizado, deixando Bitcoin e metais preciosos como os investimentos claramente mais dignos. Não obstante essa possibilidade, o Bitcoin está longe de atingir o seu ponto mais alto no Irã, em oposição ao que alguns meios de comunicação estão retratando.

Taxa de câmbio enganosa foi a culpada

Os rumores começaram com alguns vendedores de Bitcoin baseados no Irã exigindo até 1 bilhão de riais iranianos por 1 BTC na plataforma de negociação p2p LocalBitcoins. Com base na taxa de câmbio oficial de rial para USD, isso equivale a quase US $ 24 mil por BTC.

No entanto, a taxa de câmbio oficial estabelecida pelo banco central do Irã não chega nem perto da taxa de mercado real, que é muito maior. De fato, muitos países com leis nacionais mais fracas costumam ter duas taxas de câmbio separadas – uma definida pelo banco central e a outra é a taxa real de mercado.

Como podemos ver na Venezuela ou no Irã e em outros países semelhantes com uma economia em dificuldades, a taxa de câmbio oficial é usada por poucas empresas e escritórios do governo, seguindo procedimentos rigorosos. Para todos os outros, a taxa de mercado real é o que eles precisam resolver.

Seguindo a taxa oficial , um iraniano pode comprar US $ 1 por cerca de 42.000 rials a partir de hoje. Portanto, se 1 BTC estiver sendo vendido por 1 bilhão de riais na LocalBitcoins, isso significaria que o preço do Bitcoin atingiu um prêmio impressionante no Irã em relação ao resto do mundo.

No entanto, como a taxa de câmbio real é muito maior que a oficial, um iraniano médio tem que gastar 140 mil riais para comprar $ 1. Por esse motivo, o preço real de mercado do Bitcoin no LocalBitcoins Iran está próximo da média global, que atualmente está nos US $ 7.000 no momento em que este artigo foi escrito.

Você acredita que o Bitcoin será o ativo a mais se valorizar caso tenhamos uma guerra com maiores proporções? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Com formação em ciências e redação, Alice começou a escrever profissionalmente há 7 anos. Desde então, ela tem aprendido, investido e escrito sobre criptomoedas e tecnologia blockchain para algumas das maiores publicações do setor. Atualmente, compõe a equipe de jornalistas Brasil da BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá