Nova ferramenta permite ‘desfazer’ transações de Ethereum e Bitcoin

Compartilhar Artigo
Uma nova ferramenta está desafiando um dos princípios fundamentais da blockchain, a imutabilidade.

Quando você registra na blockchain uma transferência de criptomoedas, aquela operação nunca mais pode ser desfeita. Se o usuário digita um caractere errado no endereço da carteira, ou coloca um ‘0’ a mais na quantia enviada, não existe nada que possa ser feito para reverter a transação.



Não existia até agora, pelo menos. Uma nova ferramenta surgiu para implementar uma camada a mais de segurança. Chamada de ‘Transferência Recuperável’, a funcionalidade permite que usuários desfaçam transações de Ether (ETH).

A tecnologia foi desenvolvida por uma startup de Israel, chamada Kirobo. Há alguns meses atrás, a empresa já havia lançado a ferramenta para transações de Bitcoin (BTC). A partir desta quinta-feira (2), no entanto, o Ethereum também passa a suportar a tecnologia.



Apesar da facilidade em enviar e receber criptomoedas, as transações entre carteiras não está imune ao descuido humano. Segundo o estudo Blockchain Usability Report, cerca de 18% dos usuários de criptomoedas já perderam fundos por causa de erros no momento do envio.

Entenda como é possível ‘desfazer’ transações de Ether e Bitcoin

O novo recurso da Kirobo permite o usuário ‘trancar’ uma operação antes que ela seja confirmada por ele. Ao enviar bitcoin ou ether, o usuário cria uma senha para a transação. Na carteira do destinatário, os fundos só são liberados quando a mesma senha for inserida.

Desse modo, caso a transferência apresente qualquer problema, o usuário consegue desfazê-la a tempo e retornar o valor à sua carteira de origem. Prevenindo assim, o envio de fundos por engano para um endereço errado.

A ferramenta já está disponível nas carteiras MetaMask e WalletConnect. Além disso, também pode ser usada em carteiras de hardware, como a Ledger e Trezor.

O CEO da Kirobo, Asaf Naim, afirma que a indústria cripto precisava de uma solução como essa.

“O uso de camada lógica finalmente elimina a necessidade de enviar uma transação de teste, reduzindo drasticamente o nível de ansiedade que os usuários sentem ao transferir fundos para terceiros.”

Em seguida, o serviço estará disponível também para todos os tokens ERC-20 da rede Ethereum.

O novo recurso pode ter um grande apelo, já que não são raros os casos de pessoas que perdem milhões de criptomoedas por descuidos na transação.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá