Novas Leis Contra Lavagem de Dinheiro Devem Impactar o Bitcoin e Outras Criptomoedas

Compartilhar Artigo

Novos regulamentos contra a lavagem de dinheiro (AML) entrarão em vigor em 10 de janeiro na Europa. As regras, que tratam das empresas de criptomoeda pela primeira vez, parecem ter um grande impacto no setor.

Patrocinados



Patrocinados

A Quinta Diretiva Anti Lavagem de Dinheiro (5AMLD) deve entrar em vigor em menos de um mês. Foi detalhada pela primeira vez em maio do ano passado.

As regras, pela primeira vez, definem o que significa o termo moeda virtual:

Patrocinados



Patrocinados

”… uma representação digital de valor que não é emitida ou garantida por um banco central ou por uma autoridade pública.”

Os regulamentos recebidos exigirão que aqueles que oferecem serviços de custódia para moedas virtuais obedeçam aos regulamentos AML estabelecidos na 4AMLD. Isso significa que as plataformas de trocas que oferecem serviços na União Europeia precisarão enviar informações sobre clientes às autoridades relevantes e realizar verificações de devida diligência nas atividades dos usuários consideradas suspeitas (assim como já é feito no Brasil).

Isso deve ter um impacto dramático no setor. Como o repórter Larry Cermak (@lawmaster) ressalta, empresas como Binance e OKEx, duas gigantes absolutas do setor de câmbio, subitamente terão que seguir os novos regulamentos ou deixar de oferecer serviços para a Europa.

A Binance, uma das exchanges mais populares graças aos seus altos limites de retirada, sem a necessidade de verificações do tipo conhecer o seu cliente (KYC), precisaria revisar suas próprias políticas. Atualmente, ele permite que os usuários retirem dois BTC sem nenhuma verificação KYC. Claramente, isso não é compatível com os regulamentos da AML e precisaria ser resolvido. Como alternativa, pode decidir retirar seus serviços inteiramente da UE.

Diante da crescente pressão regulatória de algumas jurisdições, a Binance já provou que está comprometida em continuar oferecendo seus serviços aos principais mercados globais. No início deste ano, como BeInCrypto relatou , a plataforma repentinamente se retirou dos EUA antes de lançar a Binance US – uma plataforma muito reduzida, mas compatível com regulamentações para usuários americanos.

Algumas empresas já fecharam, citando as medidas regulatórias recebidas. A BottlePay, por exemplo, declarou na semana passada que os novos regulamentos tornariam impossível continuar oferecendo seu serviço de gorjeta em mídia social de maneira consistente com sua operação atual. Em vez de se comprometerem em atualizar as políticas, a empresa anunciou que deixaria de operar no final do ano, através de uma nota para a imprensa . Outras empresas, como Simplecoin e Chopcoin, também fizeram anúncios semelhantes.

Embora as regulamentações recebidas certamente abalem o modo como as empresas de criptomoedas europeias operam, algumas parecem estar adotando a mudança. Uma representante da plataforma de negociação de ativos digitais EXMO, Valeriya Kolomiychenko, escreveu em um post na Medium que as novas regras forneceriam maior certeza – algo que muitas empresas que atendem ao espaço estavam ansiosas nos últimos anos.

Você acredita que essas regulamentações podem aumentar a transparência das empresas de criptomoedas? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora