Ver mais

Novo CEO da XP liderou projeto de exchange de criptomoedas que deu errado

2 mins
Atualizado por Paulo Alves

EM RESUMO

  • Thiago Maffra, ex-CTO da XP, será o novo CEO da corretora.
  • Executivo liderou projeto de exchange de criptomoedas.
  • Tentativa não deu certo e empresa foi encerrada em 2020.
  • promo

Novo executivo esteve à frente de primeira tentativa da XP de entrar no mercado das criptomoedas.

A XP Investimentos anunciou nesta segunda-feira (15) que terá um novo CEO. O ex-CTO Thiago Maffra assume a corretora no lugar de Guilherme Benchimol, que passa para a presidência executiva do conselho de administração da companhia.

Maffra entrou na XP em 2015 e foi responsável pelo projeto da corretora de criptomoedas XDEX. Lançada em 2018 para concorrer com Mercado Bitcoin e Foxbit, por exemplo, a exchange acabou não sendo bem-sucedida no mercado brasileiro.

Maffra não revelou se sua gestão tem como prioridades o mercado de criptomoedas. Em carta a funcionários e agentes autônomos, ele conta que pretende liderar avanços em “serviços como conta digital, cartão de crédito, crédito, seguros e muito mais”.

Exchange XDEX

A exchange funcionava separadamente da corretora de ativos tradicionais. Benchimol chegou a dizer, no entanto, que desejava que o mercado de criptomoedas “não existisse”, mas se via obrigado a apostar no setor. A ideia era, portanto, passar a oferecer comercialização de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) aos seus cerca de 500 mil clientes à época.

A queda brusca de preço do Bitcoin naquele ano não parece ter contribuído para os planos da XP. Até 2020, a corretora seguiu de pé e chegou a projetar crescimento de 30% na base de clientes. No entanto, a startup ligada à XP acabou sendo encerrada no final de março daquele ano, logo após o crash das bolsas e do Bitcoin, que então valia menos de US$ 7.000.

Em nota, a XP explicou que:

A projeção do mercado, competição e os poucos avanços regulatórios diminuíram as oportunidades encontradas no início do projeto e foram a base dessa difícil decisão tomada pela empresa.

Fundos de criptomoedas na XP

fundo de criptomoedas bitcoin

Cerca de quatro meses depois, a XP mudou de estratégia e passou a oferecer produtos do mercado de criptomoedas diretamente no seu serviço de corretagem.

Desde julho de 2020, a empresa passou a ofertar os fundos Discovery (atual Hashdex 20 Nasdaq Crypto Index FIC FIM), com 20% de exposição a criptoativos, e Explorer (atual Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index FIC FIM), com 40% alocado em cripto.

Além disso, em setembro, a XP passou a disponibilizar o Voyager (atual Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FIC FIM IE ), que investe 100% em ativos digitais. A corretora também comercializa o Hashdex Bitcoin Full 100 FIC FIM IE, que reflete 100% o preço do Bitcoin.

Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

d5d468215717a9856e67059bb80b21e2?s=120&d=mm&r=g
Paulo Alves
Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Colaborei entre 2013 e 2021 com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados