O amplo setor DeFi leva a Tether (USDT) a 15 bilhões de dólares

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A capitalização de mercado da Tether (USDT) ultrapassou US $ 15 bilhões pela primeira vez.

  • O crescente interesse no DeFi parece estar por trás do crescimento da stablecoin.

  • Problemas de centralização e uma batalha legal contínua entre o Procurador-Geral de Nova York e a Tether apresentam riscos para o nicho em expansão da DeFi.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A capitalização de mercado total da Tether (USDT) ultrapassou US $ 15 bilhões pela primeira vez. O setor de DeFi em expansão parece estar impulsionando o uso da controversa stablecoin.



O mercado de USDT subiu  cerca de US $ 3 bilhões apenas no último mês. Alguns vêem a expansão do stablecoin e seu uso crescente em protocolos DeFi como uma preocupação.

Questões legais em andamento podem levar a ações contra a empresa que apoia o stablecoin. Enquanto isso, desenvolvimentos recentes destacam a natureza centralizada do Tether devido ao controle da empresa sobre vários aspectos da rede.



O uso da Tether sobe conforme o DeFi continua sua expansão

A Tether (USDT) agora vale mais de US $ 15 bilhões. A principal integração de stablecoin com protocolos DeFi, como Aave, Compound e mais recentemente, Solana parece ser um impulsionador significativo de seu crescimento.

O BeInCrypto relatou pela última vez no Tether quando cruzou a marca de US $ 13 bilhões no dia 26 de agosto. Em termos de volume de transações semanais, a moeda digital atrelada ao dólar na verdade ultrapassou o Bitcoin.

Tether parece estar crescendo graças à sua relação simbiótica com a DeFi. Ela fornece uma oportunidade para os usuários interagirem com protocolos financeiros descentralizados, enquanto limitam sua exposição à volatilidade das criptomoedas.

Isso provavelmente permitiu que o mercado de USDT crescesse em conjunto com o valor total bloqueado (TVL) nos protocolos DeFi. De acordo com o DeFi Pulse, o TVL em DeFi atingiu $ 6,386 bilhões no dia 17 de agosto.

Avançando um mês, esse número chega a quase US $ 8,9 bilhões. No mesmo período, CoinGecko documenta que a Tether cresceu de $ 12,3 bilhões para mais de $ 15 bilhões.

A crescente importância da Tether no DeFi

No entanto, alguns observadores da indústria de criptomoedas estão preocupados com a importância crescente da Tether no DeFi. A Tether recentemente demonstrou seu controle sobre o USDT após a transferência acidental de um milhão de seus tokens indexados ao dólar por um usuário DeFi.

A Tether conseguiu recuperar os fundos ao colocar os endereços envolvidos no USDT ausente na lista negra . Se a Tether puder censurar transações DeFi, provavelmente também controlará aspectos do stablecoin a pedido das autoridades.

Dado o vazio regulatório em que o DeFi existe atualmente, isso pode se tornar um problema no futuro, caso os reguladores reprimam. A Tether não é uma desconhecida para os legisladores.

A empresa e sua empresa irmã, a exchange Bitfinex, estão envolvidas em uma batalha legal em andamento com o procurador-geral de Nova York desde abril de 2019.

Problemas jurídicos

Os movimentos recentes no caso fizeram com que o Gabinete do Procurador-Geral (OAG) perdesse a paciência. Em uma carta protocolada segunda-feira, 8 de setembro, o OAG afirmou que, após 17 meses de atrasos, era hora da Tether divulgar as informações financeiras solicitadas.

Os documentos referem-se a alegações de que a Bitfinex havia perdido cerca de US $ 1 bilhão em fundos de clientes e havia usado reservas de USDT para cobrir o desequilíbrio. No entanto, a Tether refuta o pedido do OAG.

O consultor jurídico da empresa respondeu argumentando que os usuários da USDT estão “bem protegidos” e a liminar era desnecessária. A empresa supostamente reduziu o déficit da Tether de 25% do valor de mercado do USDT para apenas 4%. Alega que os reembolsos da Bitfinex e o crescimento da Tether permitiram o apoio da USDT de forma mais completa.

No entanto, alguns usuários pensam o contrário. Discussões nos fóruns Maker DeFi mostram que os usuários estão preocupados com o “risco financeiro e representacional” da Tether. Apesar de alguns pedidos  que o stablecoin seja adicionado à plataforma, a integração ainda não ocorreu.

No entanto, outras plataformas o integraram recentemente. O mais recente é o blockchain Solana – um projeto com suas próprias ambições em DeFi . À medida que a Tether se enreda no espaço DeFi, maior será a precipitação após o eventual veredicto do OAG:

O crescente mercado para a Tether, no entanto, sugere que os usuários não estão muito preocupados com a batalha legal. Como o usuário do Twitter CasPiancey (@CasPiancey) destaca abaixo, o número de USDT em circulação cresceu cerca de US $ 1 bilhão nos poucos dias após a resposta da Bitfinex ao OAG:

 

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A former professional gambler, Rick first found Bitcoin in 2013 whilst researching alternative payment methods to use at online casinos. Having concluded that the root of most of the world’s evils stem from a toxic financial system during his time reading International Politics at university, the disruptive potential of a decentralised, borderless asset was immediately clear. After transitioning to writing full-time in 2016, Rick was able to put his passion for Bitcoin to work for him professionally. He has since written for a number of digital asset publications in a variety of capacities.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá