O domínio do Bitcoin será desafiado pelo Yuan Digital?

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A China está testando o Yuan Digital

  • Com isso, o país espera se contrapor a iniciativas como a Libra e o Bitcoin

  • Porém, é difícil acreditar que o Yuan digital será capaz de se opor ao domínio do Bitcoin

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O Bitcoin será desafiado pelo Yuan Digital? Com o desenvolvimento cada vez mais avançado da versão digital da moeda corrente chinesa, muitos estão se perguntando sobre o seu potencial. Porém, é difícil acreditar que o Yuan, em qualquer versão, será capaz de desafiar o Bitcoin.



Após anos de desenvolvimento, a China está testando a versão digital da sua moeda, chamada de Yuan ou Renmibi, há alguns meses.

Com isso, alguns especialistas apontam que o Yuan digital, que é baseado em tecnologia semelhante ao Blockchain, pode competir com o Bitcoin.



Porém, será que isso é possível? Aqui vão alguns argumentos no sentido contrário.

Bitcoin será desafiado pelo Yuan Digital?

Uma resposta simples para a pergunta é: não, o Bitcoin não será desafiado pelo Yuan Digital.

Há diversas razões que permitem inferir que o Yuan/Renmibi não conseguirá se opor ao domínio apresentado pelo Bitcoin.

Naturalmente, a “escalabilidade” do Yuan é um fator que trabalha ao seu favor. Afinal, a China é a segunda economia do mundo e possui aproximadamente 1,4 bilhões de habitantes. Por isso, no universo das moedas digitais, o Yuan Digital certamente terá a sua relevância.

Contudo, sequer é possível dizer que esse ativo se trata de uma criptomoeda.

Por esse motivo, aqui são listadas as razões pelas quais se acredita que o Yuan digital não será capaz de concorrer com o Bitcoin.

Controle Estatal do Yuan

O Yuan Digital é controlado, em última análise, pelo PCC – Partido Comunista da China, que governa o país asiático desde a revolução desde o final de 1949.

Por esse motivo, o Yuan é completamente controlado pelo governo. Assim, a sua concepção é oposta à do Bitcoin, que é uma criptomoeda descentralizada baseada em blockchain.

Dessa maneira, ao contrário do Bitcoin, o Yuan tem dono; um dono extremamente controlador, no caso.

O domínio do Yuan Digital por um partido com tendência autoritária. Isso afasta todas as vantagens apresentadas pelo Bitcoin e as demais criptomoedas.

Dinheiro poderá ser acessado pelo governo

Existem criptomoedas que não são completamente descentralizadas: o Ripple (XRP) e o Tether (USDT), por exemplo, foram criados por empresas específicas.

Porém, o Yuan Digital poderá acessar a carteira dos seus usuários, de acordo com a Forbes.

Isso é impensável no universo das criptomoedas, onde a liberdade é um dos princípios mais buscados pelos usuários.

Jamais haverá confiança das pessoas no Yuan Digital

O Yuan Digital é pensado para ser, primariamente, um meio de pagamento. Por isso, manter a moeda na carteira não renderá juros.

No entanto, as pessoas ao redor do mundo jamais confiarão no Yuan, já que essa é uma moeda fortemente influenciada pela política centralizada do governo chinês.

O Yuan Digital será adotado como um meio de pagamento, mas não conseguirá superar o Bitcoin, que exerce essa e outras funções no universo das criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá