Para uma commodity como Bitcoin, a razão de estoque para fluxo refere-se à oferta total desse ativo dividida pela quantidade produzida a cada ano. Portanto, a proporção mede quantos anos de produção seriam necessários para atingir a oferta atual, se mantivermos constante a taxa de produção atual.
Os produtos com maiores proporções de estoque para fluxo (STF) são preferidos em relação aos de menor tamanho – pois são percebidos como mais escassos. O ouro tem a maior proporção, com 62. Isso significa que, no atual nível de produção, levaria 62 anos para produzir a atual oferta total de ouro. Uma das muitas razões pelas quais algumas pessoas se referem ao Bitcoin como ‘ouro digital’ é por causa de seu alto estoque para- relação de fluxo.
Além disso, o modelo de estoque para fluxo também pode ser usado para prever o preço de um ativo, com base em sua oferta total e quantidade produzida a cada ano. O trader e analista @filbfilb observou que o preço atual do Bitcoin está 15-20% abaixo do previsto pelo modelo.
Bitcoin's Stock to flow model.
Currently below s/f by 15-20%
Its not a race but it if you bullieve in the narrative, its time to pay attention. $btc pic.twitter.com/mfZKXpYY0A
— f i l ₿ f i l ₿ (@filbfilb) November 27, 2019
O modelo STF prevê um preço de US $ 8300, enquanto o preço atual é de US $ 7200. No futuro, o modelo prevê um preço de US $ 100.000 em 2022 e US $ 1.000.000 em 2025.
Bitcoin e ouro
Anteriormente, mencionamos que a taxa de STF do Bitcoin é semelhante à do ouro. Atualmente, existem cerca de 19 milhões de bitcoins em circulação e 657.000 bitcoins são gerados a cada ano. Portanto, dividindo esses números, descobrimos que o Bitcoin tem uma proporção de 27 STF, em comparação com a de 62 para o ouro.
No entanto, a relação STF do Bitcoin diminui com o tempo, uma vez que o BTC passa por cortes periódicos de recompensa por bloco – o que reduz pela metade a quantidade de BTC produzido. Além disso, o ativo possui um suprimento fixo de 21.000.000 de moedas.
A próxima metade da recompensa em bloco do Bitcoin (halving)está prevista para maio de 2020. Depois disso, será gerado Bitcoin a uma taxa de cerca de 330.000 moedas por ano, resultando em uma taxa de STF de 53. Esse número aumentará para 106 pela seguinte metade em 2024, superando finalmente o de ouro.
Portanto, se considerarmos apenas a proporção STF, o Bitcoin deve ser percebido como mais valioso que o ouro – correspondendo ao seu apelido de “ouro digital”.
Você acredita que o Bitcoin irá adquirir tanta notabilidade quanto o ouro no longo prazo? Comente sobre a notícia e não se esqueça de compartilhar no Twitter.
Isenção de responsabilidade: este artigo não é um conselho de negociação e não deve ser interpretado como tal. Sempre consulte um profissional financeiro treinado antes de investir em criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More, pois o mercado é particularmente volátil. Esse é um artigo traduzido do original em inglês.
Imagens cortesia de Shutterstock, TradingView, Twitter.