Ver mais

Os jogos cripto serão os catalisadores para a adoção?

4 mins
Atualizado por Paulo Alves

EM RESUMO

  • Mais de um terço da humanidade jogará videogame até o final de 2021.
  • Um grande número de plataformas oferece oportunidades de blockchain não encontradas nos jogos tradicionais.
  • Após vários anos de falhas, a adoção da blockchain pode finalmente estar aqui.
  • promo

A indústria de videogames pode ser o catalisador natural para trazer a tecnologia blockchain para o mainstream. A maioria das experiências falhou até agora, mas isso está prestes a mudar?
Após anos de tentativa e erro com o Bitcoin, algumas plataformas de videogame estão encontrando uma maneira de explorar a tecnologia de contabilidade distribuída. A humanidade está testemunhando a primeira onda de adoção em escala global?

Um jogo de grandes players

O videogame é um dos maiores setores em crescimento na indústria do entretenimento. Segundo dados do Statista.com, até o final de 2021, haverá mais de 2,7 bilhões de jogadores regulares em todo o mundo. O coração da indústria de videogames está na região da Ásia-Pacífico, com mais de 1,2 bilhão de gamers em 2018. Somente essa região gerou uma receita de US $ 71,4 bilhões naquele ano, mais do que o dobro da receita gerada na América do Norte, a segunda maior no setor.
Gráfico mostrando o crescimento constante de players de videogame globalmente | Fonte: Statista
Obviamente, os jogos não dominam apenas no Pacífico Asiático. Pesquisas mostram que em 2018, dois em cada três americanos contavam como jogadores de videogame, acima dos 58% de apenas cinco anos antes. A percepção geral é que o jogo é visto como o passatempo dos jovens do sexo masculino, mas os dados mostram que jovens e idosos compartilham a paixão. Outro dado curioso envolve o crescimento de jogadoras nos Estados Unidos, que passaram de 38% em 2007 para 45% em 2018.

Jogadores e moedas

Talvez não haja ninguém mais preparado para adotar cripto e blockchain do que o jogador de videogame. Eles geralmente são conhecedores de tecnologia e familiarizados com compras no jogo e moedas digitais. Acima de tudo, eles buscam criar e trocar valor em seus mundos digitais. A questão maior diz respeito a quando eles tentam transferir valor para fora do jogo. Alterações no modelo de negócios de um desenvolvedor ou atualizações não solicitadas em uma rede costumam causar perda de confiança. Existem bilhões de dólares em riqueza presos em várias marcas de jogos. As organizações centralizados geralmente direcionam essa riqueza sem a contribuição da comunidade. Os videogames estão prontos para a tecnologia blockchain, mas até agora não funcionou como deveria.

Tentativa e erro

A blockchain e a cripto já existem há mais de uma década, mas ainda precisam fornecer um ótimo caso de uso para jogadores de videogame . Não é por falta de tentativa. O distribuidor online Steam, uma plataforma com mais de 95 milhões de usuários ativos mensais, tentou em 2016. Eles começaram a aceitar o Bitcoin como método de pagamento, mas rapidamente removeram a opção em dezembro de 2017. No mesmo ano, ocorreu o grande tour do Bitcoin, onde as taxas de transação dispararam para níveis inaceitáveis, com o objetivo de Steam explicou em um comunicado de imprensa:
“As taxas cobradas do cliente pela rede Bitcoin dispararam este ano, chegando a quase US $ 20 por transação na semana passada (em comparação com aproximadamente US $ 0,20 quando ativamos o Bitcoin inicialmente).”
O serviço de transmissão ao vivo Twitch, uma plataforma que possui 15 milhões de usuários de transmissão diária e pagamentos em moeda na plataforma, rapidamente seguiu o exemplo. Depois de anunciar inicialmente que aceitaria pagamentos em Bitcoin e Bitcoin Cash, a empresa mudou de ideia. Esses primeiros experimentos, principalmente baseados em redes de prova de trabalho, como Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum ou Litecoin, falharam principalmente. O que mudou desde então?

A nova geração

Uma nova geração de projetos pode ser mais adequada para o setor de videogames. E as redes blockchain com governança on-chain estão vencendo essa corrida. Nano e Stellar são duas das plataformas mais emocionantes, pois introduzem assentamentos rápidos a baixo custo. Mas, talvez, o projeto que está se movendo mais rápido seja a Dash. Pretende tornar-se dinheiro digital e cumprir uma das maiores promessas do Bitcoin. A Dash anunciou recentemente o lançamento de uma nova interface de pagamento amigável. A interface simplificará endereços cripto longos para nomes de usuários legíveis. Esse recurso deve ser altamente atraente para influenciadores e jogadores.
Esquema visual da API descentralizada da Dash | Fonte: Dashplatform .
Outro recurso interessante é a API descentralizada (DAPI) da Dash. Esse DAPI permitirá o armazenamento de dados e estatísticas verificados no jogo em tempo real. Isso significa que, quanto mais jogadores e plataformas se conectarem, mais seguros e precisos serão os dados. Por último, mas não menos importante, é o processo de liquidação instantânea de Dash, que pode levar os desenvolvedores de videogames a tokenizarem suas moedas no jogo. Esse recurso também permitirá que os jogadores gastem a moeda do jogo no mundo real. É um recurso extremamente interessante que pode simplesmente decolar.

Hora de mudar o jogo

Dash está ganhando força neste espaço. Plataformas como a Whow Games, uma rede social de jogos com 9 milhões de usuários, aceita serviços de assinatura na Dash. Uma plataforma de torneio de eSports chamada ReadyRaider também usa a Dash. Como o fundador Jacob Ballou declarou  recentemente:
“Exigimos a funcionalidade de pagamento para certos tipos de correspondência. A única solução viável de pagamento em criptomoeda seria aquela que possui acordos instantâneos. Eu realmente amo muito o Bitcoin, mas para esse propósito, não fazia sentido devido às taxas mais altas e aos longos tempos de espera para que as transações fossem concluídas. “
Ele adiciona:
“Para pagar para jogar partidas de jogos quando um jogador desafia outro jogador, preciso que a transferência seja instantânea e segura com taxas mínimas. Os jogadores não esperam muito tempo para que as transações sejam liberadas para jogar com outros jogadores Simplesmente não fazia sentido incorporar qualquer outra forma de pagamento de criptomoeda, pois a Dash tinha tudo o que precisávamos. ”
Ainda há um longo caminho a percorrer antes da adoção principal, no entanto. Dash e outras redes on-chain como Tezos, EOS ou Decred estão prontas para a corrida, mas ninguém sabe ainda quem vai vencê-la. A plataforma que cronometra esse direito emergente do mercado provavelmente se tornará um dos próximos gigantes de cripto. Os investidores devem ficar de olho nos movimentos no setor de videogame cripto, pois isso pode desencadear uma das transferências de riqueza mais significativas da história da humanidade.

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

images.jpeg
Comercial
Comercial é o nome universal do autor para todo o conteúdo patrocinado fornecido pelos parceiros do BeInCrypto. Portanto, esses artigos, criados por terceiros para fins promocionais, podem não estar alinhados com os pontos de vista ou opinião do BeInCrypto. Embora façamos esforços para verificar a credibilidade dos projetos apresentados, estas peças destinam-se a publicidade e não devem ser consideradas como aconselhamento financeiro. Os leitores são incentivados a realizar pesquisas...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados