Pagar com criptomoedas pode ser tão fácil quanto usar cartão de crédito, diz CEO da Lunes

Compartilhar Artigo

Os desenvolvimentos na indústria de blockchain estão a todo vapor. No Brasil, uma das principais representantes do setor é a Lunes.



Com o objetivo de desenvolver soluções para pessoas e empresas utilizando a tecnologia blockchain, a Lunes foi lançada em 2018 e vem em constante expansão.

Para entender melhor sobre a empresa e a tecnologia envolvida, o BeInCrypto converso com o Lucas Magno, CEO e fundador da Lunes.



Como você explicaria o projeto Lunes em poucas palavras para um leigo?

” A Lunes é uma empresa brasileira que utiliza a tecnologia blockchain para desenvolver soluções tecnológicas que atendam as necessidades de pessoas e empresas. ”

Qual o maior problema que a Lunes visa solucionar? Como vocês estão trabalhando para cumprir essa meta?

” A Lunes tem como objetivo principal democratizar o acesso a serviços financeiros disruptivos para todas as pessoas, independente da renda, escolaridade ou classe social.

Nossa visão de criptomoedas vai muito além do seu uso apenas como investimento e a enxergamos como uma verdadeira ferramenta de inclusão financeira. Por isso a Lunes trabalha para ser uma ponte que torna as inovações tecnológicas acessíveis, levando para todos essas soluções que podem de fato melhorar a vida das pessoas. Muito é feito para um nicho específico de pessoas que se interessam por tecnologia, o problema é que dificilmente isso chega de forma acessível à população.

Por essa razão a Lunes busca sempre criar soluções com a tecnologia blockchain que sejam simples de usar, entregando tudo que o usuário precisa de forma amigável, desburocratizada e barata.”

Quais produtos a Lunes oferece hoje? Quais são os principais produtos que estão no programa para um futuro próximo?

” A Lunes conta hoje em dia com três produtos, que oferecem ao mercado brasileiro diferentes soluções financeiras baseadas na tecnologia Blockchain. São eles: a carteira Lunes Wallet, a plataforma Lunes Truth e o aplicativo LunesPay.

Na Lunes Wallet o usuário encontra a plataforma perfeita para administrar suas criptomoedas. A Wallet foi criada para facilitar o envio, recebimento e armazenamento das principais moedas do mercado em uma carteira descentralizada, segura e fácil de usar. Este foi o primeiro produto da Lunes, e a ideia para o futuro é melhorar a carteira ainda mais.

O segundo produto da empresa é a Lunes Truth, uma plataforma de assinatura digital, registro de autenticidade, gestão e armazenamento de documentos que funciona de forma totalmente digital, segura e rápida graças a tecnologia Blockchain.

Estamos trabalhando para impulsionar o Truth em 2021. Temos tido uma resposta muito positiva da área pública para a utilização da nossa plataforma na gestão de documentos, já que damos agilidade a esses processos em um sistema inteligente, que é muito mais barato e seguro do que é feito hoje em dia.

E por último, a Lunes se prepara para lançar no mercado a sua rede social de pagamentos chamada LunesPay, um aplicativo revolucionário que surge para simplificar pagamentos em Real e criptomoedas (Lunes e Bitcoin), trazendo a liberdade para qualquer pessoa transacionar dinheiro de forma gratuita e instantânea.

A LunesPay conecta de forma inédita pessoas e empresas, entregando ferramentas eficientes para os dois públicos. O grande mérito do app é tornar o uso das criptomoedas algo extremamente simples e fácil de fazer.

O maior desafio do mercado de cripto é fomentar o uso simplificado dos ativos digitais no dia a dia, e a Lunes é uma das poucas empresas que entrega uma ferramenta que torna isso efetivo. Já temos mais de 200 comerciantes cadastrados no estado de São Paulo na LunesPay e até metade do ano que vem, já prevemos ter mais 100 mil comércios parceiros do app. Isso significa que lojas, restaurantes, mercados, qualquer comércio, vai passar a aceitar criptomoedas como forma de pagamento, de forma fácil e desburocratizada. É algo nunca visto antes no Brasil.”

Como é o posicionamento da Lunes sobre regulamentação?

” A Lunes tem muito clara uma filosofia de liberdade do indivíduo e o mais adequado seria que todos tivessem a liberdade necessária de criar e investir sem amarras governamentais, seria o mundo ideal.

Porém, no mundo real, entendemos que o amadurecimento do mercado de criptomoedas seria facilitado por um processo regulatório, para dar segurança aos investidores, abrir o diálogo com o mercado tradicional e as instituições bancárias e governamentais.

Se a regulamentação for feita de forma adequada, ela pode sim ajudar no crescimento do mercado. Mas, a nossa posição é que a regulamentação seja a mínima possível, já que criar muitas exigências sufocaria iniciativas pequenas e o desenvolvimento de inovação.

O ideal seria que os órgãos responsáveis não regulamente de forma discriminatória e apenas punitiva, mas que sim deem o aporte necessário para que o mercado das criptomoedas cresça, incentivando a livre concorrência e a geração de empregos.”

Hoje vocês usam uma blockchain própria. A Lunes pode ser considerada uma privacy coin?

“Todos os produtos da Lunes foram e serão desenvolvidos na nossa blockchain descentralizada.
Nós entretanto, não nos consideramos uma privacy coin. Admiramos muito as privacy coin, e no futuro queremos evoluir os mecanismos de maior privacidade da Lunes.

Vale lembrar que o objetivo da Lunes nunca foi apenas ser uma criptomoeda de transação financeira então ser uma privacy coin não é nosso principal objetivo. Estamos mais alinhado em uma camada de criar soluções de conexão do mercado tradicional e o disruptivo, do que focados em ser uma moeda de transação imersa no anonimato.”

Qual o principal lançamento da Lunes para esse ano? Como os investidores cripto irão se beneficiar?

” Este ano lançaremos a LunesPay, um aplicativo que facilita pagamentos via QR Code com Real, Lunes e Bitcoin, desenvolvido com o objetivo de atender a população desbancarizada e investidores de criptomoedas e levar acesso facilitado ao mercado as pessoas comuns.

A LunesPay vai oferecer uma nova experiência para o mercado, introduzindo as criptomoedas como uma forma de pagamento tão simples de ser usada como o Real e Cartão de crédito.

Os usuários poderão cadastrar uma conta digital gratuita em poucos segundos, fazer transações de Real, Lunes e Bitcoin sem pagar taxas abusivas, fazer recargas de celular, compras de gift cards e criptomoedas (Lunes, Bitcoin e LXAG). É também um gateway de pagamento para os comerciantes que vão poder vender de forma física e online pelo app, receber pagamentos direto do celular do cliente, criar promoções, personalizar o autoatendimento e delivery.

Os investidores de criptomoedas vão se beneficiar com essa novidade que chega ao mercado, porque a LunesPay torna muito simples o uso das criptomoedas no dia a dia, seja para comprar criptomoedas, pagar boletos bancários, transferir cripto entre amigos e até mesmo pagar compras comuns no comércio com o cripto ativo de sua escolha.

Por não ser um aplicativo de pagamentos apenas de criptomoedas, a LunesPay introduz ao usuário comum o universo dos cripto ativos, mostrando como é simples, acessível e um ótimo investimento possuir criptomoedas.”

Fale um pouco sobre o desenvolvimento da LunesPay e os objetivos da rede social. Ela vai funcionar como um Twitter? A integração é direto na blockchain de vocês? Será possível depositar e sacar em moeda fiduciária?

“A LunesPay é uma rede social de pagamentos que simplifica totalmente a maneira como os usuários podem administrar o próprio dinheiro pelo celular. Falamos que é uma rede social pois introduz uma nova forma de interação entre comerciante e usuário, tornando essas relações humanas mais simplificada dentro do ambiente virtual. A LunesPay é uma forma mais amigável de se conectar com outras pessoas e empresas, e torna a experiência de troca de recursos financeiros de algo doloroso e burocrático, para um processo simples, até mesmo divertido.

É uma rede social pois permite ao usuário adicionar pessoas, interagir em atividades postadas pelos amigos com emojis e comentários, e transferir real e criptomoedas em segundos com qualquer pessoa. O Clube de Vantagens também fortalece essa característica social do app, já que o usuário sempre recebe pontos de vantagens quando os seus amigos afiliados utilizam algum serviço ou compra produtos na LunesPay.

O aplicativo LunesPay foi totalmente desenvolvido na própria blockchain da Lunes, tendo por essa razão toda a segurança e confiabilidade das movimentações asseguradas pela nossa tecnologia. O aplicativo entrega diversas soluções financeiras, inclusive a possibilidade do usuário fazer depósitos e saques da sua conta LunesPay em moeda fiduciária. É muito simples depositar dinheiro na sua conta digital. Pode ser feito via boleto, transferência entre contas bancárias, ou até mesmo TED/DOC. Caso o usuário queira sacar o dinheiro armazenado da sua conta LunesPay, ele também pode. É só informar o valor, a conta bancária e aguardar o tempo de transação para sacar o dinheiro no banco de sua escolha.”

Como a Lunes se destaca dos concorrentes do segmento?

“A LunesPay se destaca no mercado por entregar um aplicativo completo, que não atende apenas um público específico e sim toda a população brasileira com a sua vasta gama de necessidades de serviços financeiros.

Dentro do mercado nacional de cripto existem poucas iniciativas concretas que tornam o uso de criptomoedas simples como a LunesPay faz. Por isso, nossos principais concorrentes hoje são as carteiras de pagamentos tradicionais, e delas nos destacamos por nossa visão de mundo. A LunesPay quebra barreiras do mercado tradicional, e olha para a tecnologia blockchain, descentralizada portanto, como uma forma mais eficiente de criar uma experiência melhor para os usuários e comerciantes administrarem suas finanças.

O que nos difere muito de nossas concorrentes é que não enxergamos nossos clientes, seja o usuário comum ou o comerciante, apenas como ROI, e por isso entregaremos ferramentas que não visam só o lucro, mas que de fato tem potencial de ajudar milhares de comerciantes a vender mais e melhor em um sistema que entrega resultado, conectando pessoas e levando clientes mais interessante para aquele comércio.

Por entregar essas variadas funcionalidades no mesmo aplicativo, disponível de forma gratuita para qualquer pessoa, a LunesPay se diferencia de suas concorrentes sendo uma plataforma muito mais completa disponível hoje no mercado.”

O Brasil sofre com um problema de uma moeda fraca perante os principais pares mundiais. Como isso pode afetar a Lunes e o que é feito para mitigar os riscos atrelados à nossa moeda?

“Todas moedas fiduciárias do mundo estão com uma crise de credibilidade pelas posturas dos bancos centrais na impressão descontrolada do papel moeda. Causando bolhas financeiras, inflação e a conta quem paga são os pobres. Infelizmente o Real, por ser uma moeda de economia de 3º mundo, sofre bastante.

Neste cenário, a Lunes vem buscando outras formas de dar lastro ao seu ativo, além do lastro em serviços que o ativo possui hoje, possibilitando a proteção dos usuários e nossa comunidade contra a crise das moedas. Além disso, lançamos este ano a LunesXAG, que é um token lastreado na Prata e que funciona dentro da rede da Lunes.

A LunesXAG é uma token lastreado em prata, que vai beneficiar os usuários que possuem Lunes no futuro próximo, pagando o leasing com esse token, projeto ainda em fase MVP mas a Lunes vem trabalhando para melhorar os processos e pretende a partir de 2021 escalonar as atividades.

Nosso olhar para os metais preciosos é uma forma da Lunes se preparar para essa fase sensível da economia do país e do mundo, e se proteger contra os riscos que vem atrelado a quebra do Real, repassando para leasing fee nestes tokens lastreados os que possuem Lunes emprestadas aos nodes.”

Quais os melhores métodos para um investidor aportar na empresa e ajudar o projeto Lunes a crescer?

“Primeiro passo antes de tudo é entender o projeto, muitas vezes ouvimos pessoas tecendo opiniões sem conhecer a Lunes achando que queremos ser uma moeda concorrente do bitcoin ou outra criptomoeda que tem objetivo de substituir dinheiro, sendo que nosso propósito é criar soluções para pessoas e empresas usando Lunes como gás.

A Lunes só cresce e vem provando a cada dia que passa que é um projeto sério, temos muitos desafios dentro do mercado nacional, e é importante que quem tem interesse em saber mais sobre o ativo, entenda a realidade do mercado nacional, e que projeto como a Lunes andam em ritmos diferentes de países de primeiro mundo.

Mas nós estamos no caminho certo, com o nosso aplicativo LunesPay, passamos por uma triagem da Caixa Econômica Federal de apoio a soluções financeiras inovadores, tirando notas máximas em critérios relevantes de construção do projeto, competência de equipe, tudo isto antes do lançamento do app, provando assim que a Lunes é uma empresa com um enorme potencial. Lembrando que neste processo fomos o único projeto de criptomoeda a chegar tão longe.

Temos conversado também com fundos de investimentos, analisando propostas e alinhando visões, já estamos buscando investimento para acelerar e escalonar os nossos projetos e trazer melhorias aos produtos. A Lunes está sempre de portas abertas para conversar com qualquer investidor interessado na empresa.

A colaboração também é uma forma ótima de ajudar o nosso projeto crescer. Qualquer programador interessado em colaborar na Lunes é muito bem-vindo. O nosso código está disponível no GitHub e deixamos em aberto o convite. Os colaboradores podem inclusive ser recompensados em Lunes conforme o desenvolvimento do projeto.

E é claro, uma forma de ajudar é adquirir o nosso ativo com os detentores ou exchanges, e fomentar aos amigos a criptomoeda, e presentear eles com doações do ativo. Quanto mais pessoas com Lunes em mãos, mais o projeto cresce e ganha visibilidade. Sem dúvida esta é a melhor forma de ajudar o projeto.”

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá