PagTesouro é oficial: “PicPay do governo” integrado ao PIX digitaliza multas e taxas

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • PagTesouro vai conectar carteiras digitais ao Tesouro

  • Cidadãos poderão pagar taxas e multas por aplicativos compatíveis

  • Plataforma de pagamentos é conectada ao PIX

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O governo brasileiro lançou oficialmente, nesta quinta-feira (24), o PagTesouro. Apresentado ainda em 2019, a plataforma visa digitalizar pagamentos à União que hoje são normalmente feitos por guias em papel. A ferramenta é integrada ao PIX.



Conforme descreve o Diário Oficial da União, o PagTesouro é uma plataforma digital para pagamento e recolhimento de valores devidos pelos contribuintes. São pagamentos normalmente feitos aos órgãos e às entidades da administração pública federal.

Dessa maneira, é uma espécie de digitalização das Guias de Recolhimento da União. Multas, serviços administrativos, serviços educacionais e taxas em geral que devem ser pagas para à União estão incluídas no novo serviço.



Os repasses poderão ser quitados por meio de cartões de crédito, além de transferência de bancos com débito em conta e carteiras digitais. Os cidadãos, portanto, deverão poder pagar pelo aplicativo no celular sem precisar se dirigir a uma agência.

Segundo o Governo Federal, esses pagamentos representaram mais de R$ 300 bilhões ao Tesouro apenas em 2019. Considerando esses números, dessa forma, a Secretaria do Tesouro Nacional estima que o PagTesouro possa movimentar cerca de R$ 120 bilhões no ano.

Como comprar Bitcoin e entrar no grupo de sinais gratuito do BeInCrypto

PagTesouro é integrado ao PIX

O PagTesouro conecta serviços financeiros diretamente à Conta Única do Tesouro Nacional. O credenciamento de instituições financeiras começou em junho. Segundo o DOU, empresas de pagamentos vinculadas ao PIX também ficam automaticamente credenciadas junto ao PagTesouro.

Na última quarta-feira (24), o Banco Central divulgou o calendário de liberação do PIX para os próximos dois meses. O serviço começará a funcionar em fases já em outubro, porém com horário restrito. A operação 24 horas irá iniciar apenas em 16 de novembro, logo nas primeiras horas da manhã.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá