Para Fernando Ulrich Injetar Liquidez no Mercado é Mitigar o Problema Financeiro Pontual

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A injeção de liquidez só está mitigando um problema financeiro

  • Apesar de adotar políticas similares ao Brasil, o EUA possue um espaço de manobra maior

  • O real já é a pior moeda de 2020 e o aumento da taxa de câmbio pode piorar essa situação

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Após ser questionado qual é o impacto das políticas monetárias no mercado brasileiro e qual é a flexibilidade que o país tem para dar liquidez ao mercado sem quebrar o país, o economista Fernando Ulrich diz que apenas injetar liquidez no mercado é mitigar o problema financeiro pontual.



A crise do coronavírus é algo inédito e a parada súbita da economia, com a instauração da quarentena fez com que o fluxo de pagamentos de diversas cadeias produtivas parasse. Para evitar que várias empresas viessem a falência, o Estado, seja por meio do Banco Central ou do Governo mesmo, começou com diversos programas para provisão de liquidez, empréstimos emergenciais e outros assistencialismos sociais.

Essas políticas para combater a crise não foram adotadas somente no Brasil, vários países estão criando programas para diminuir os impactos na economia gerados pela quarentena. Ulrich cita os EUA como exemplo e explica que as políticas adotadas pelo governo Trump são mais abrangentes, tem mais poder e possuem menos riscos do que as adotadas pelo governo brasileiro.



Até Onde Se Pode Chegar

Há um limite para o que se pode ser feito, essa política monetária de injetar dinheiro na economia, não cria nenhum bem, nenhuma mercadoria ou força de trabalho. Apenas injetar liquidez é mitigar o problema financeiro pontual, mas não é uma medida que vá durar para sempre.

Se o Governo seguir com essas políticas, de imprimir dinheiro por um longo prazo, o risco inflacionário vai aumentar. No momento esse risco não é tão alto porque o choque de demanda ainda é muito alto.

Ainda que as empresas tenham colocado o pé no freio e diminuído as suas produções, a demanda ainda continua alta.

A diferença do que pode ser feito de políticas monetárias entre o EUA e o Brasil, é que o EUA detêm o dólar, que é a moeda de reserva mundial. Portanto eles tem um espaço de manobra muito maior do que o real.

Por ser uma moeda de um país emergente, o Banco Central precisa ter muito cuidado com o nível de afrouxamento monetário. Caso o mundo comece a ter menos confiança no nosso país e na nossa economia, o que vai acontecer é o câmbio chegar de novo a R$ 5,70, um patamar considerado elevadíssimo.

Dólar Alto é Preocupante

O real é a pior moeda em 2020 e se não tomarmos cuidado, o cenário vai piorar mais ainda.

O aumento da taxa de câmbio é preocupante, mas o governo não parece entender essa preocupação ou não se importar com isso. Desde novembro do ano passado Ulrich percebeu que o Banco Central e a Fazenda estavam muito tolerantes ao câmbio depreciado, quase convidando o mercado a jogar o câmbio para cima.

O próprio ministro da economia, Paulo Guedes, não tinha se mostrado preocupado com a elevação do câmbio, ele comentou que o dólar poderia chegar à R$ 5, que o governo iria vender reservas e não teria problemas.

A política do Banco Central, de reduzir os juros abaixo da taxa estrutural e de forma estimulativa acabou elevando o câmbio. E, apesar destes juros estarem muito reduzidos, isto não reduziu a taxa longa, a curva DI Futuro aumentou mais, o que significa que este juros não é sustentável nesses patamares.

Fernando Ulrich diz que taxa de câmbio subindo é a população empobrecendo.

O BeInCrypto entrou em contato com o Fernando Ulrich pedindo para que ele comentasse sobre essa matéria, mas até o momento da publicação deste artigo nós não recebemos uma resposta.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá