Para onde foram as moedas coloridas?

Compartilhar Artigo

As moedas coloridas costumavam ser um tópico interessante no Bitcoin que morreu com o surgimento das segundas camadas. Agora elas estão vindo para a cadeia Bitcoin Cash. Então, o que são moedas coloridas?



Como a maioria dos termos das criptomoedas, moeda colorida não é algo literal. Não há cores reais. É uma maneira de personalizar suas moedas incorporando um pouco de dados que podem servir como identificadores exclusivos, tornando possível criar tokens exclusivos que ainda são passíveis de serem usados ​​como uma moeda padrão, abrindo a porta para algumas possibilidades bem legais. Pense nisso como se pudesse apagar o escrito de uma nota de $ 20 e imprimir o que quiser sobre o papel: cupons, tickets ou sua própria moeda com seu rosto estampado. Só que esse novo dinheiro ainda é aceitável como uma nota de $ 20 em todos os lugares.

Usos possíveis

Digamos que você seja o dono do restaurante Bitburgers que aceita criptomoedas. Para incentivar o uso de moeda cripto ao invés de Fiat, poderia usar moedas coloridas como pontos de recompensa. De modo que, toda vez que alguém paga com Bitcoin Cash, recebe um satoshi personalizado com a cor Bitburger. Quando o cliente tiver pelo menos dez desses satoshis, ele pode trocá-los por uma refeição grátis.



Talvez você venda metais preciosos e ofereça armazenamento seguro de ouro. Você pode colorir os tokens Bitcoin Cash para que sejam resgatáveis ​​por uma certa quantidade de ouro que você colocou em armazenamento. Com isso, seria possível fazer uma criptomoeda lastreada por metais preciosos reais. Isso pode ser feito com praticamente qualquer ativo, de títulos a ações e inclusive obras de arte.

Outro uso interessante seria a adoção por parte de governos. Digamos que você seja o líder de um país pequeno, Bitland, e sua moeda fiduciária esteja entrando em colapso. No entanto, criptomoedas são extremamente voláteis e podem causar alguns problemas financeiros se você a adotar totalmente. Afinal, você não quer que seus orçamentos governamentais caiam 30% por causa de uma queda, então você decide colorir sua própria moeda. Você colore 100 tokens de Bitcoin Cash para uso como moeda legal em Bitland e define o preço em 1 dólar Bitland por bit. Agora você tem 100 milhões de dólares Bitland em seu país, com cada dólar divisível por 100 satoshis. Uma moeda lastreada pelo Bitcoin Cash. Você não terá problemas com novas moedas sendo injetadas no suprimento de dinheiro do país porque você precisa colorí-las para manter um preço estável. Crise cambial evitada.

A nova versão das moedas coloridas chama-se “Simple Ledger Protocol” ou Protocolo de Registro Simples (SLP). Essa inovação do Bitcoin Cash permite qualquer pessoa emitir, em poucos minutos, seus próprios tokens, de maneira similar ao que o Ethereum estava sendo comumente usado.

O que vocês acham, aos tokens SLP serão populares ou acabarão sendo um recurso não utilizado? Deixe sua opinião nos comentários.

Imagens cortesia de Shutterstock, Twitter

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Vini se formou em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil e trabalhou com gerenciamento de projetos na área de exploração mineral em empresas como BHP Billiton e Vale. Ele se envolveu com o bitcoin em 2011, quando comprou suas primeiras moedas através do jogo online “Second Life”, mas usou a maioria de suas primeiras moedas aprendendo a fazer transações e negociar. Depois disso, ele se tornou um entusiasta da tecnologia blockchain e desde então focou sua carreira para esse campo. Recentemente, ele se dedica à programação frequentando o Le Wagon Coding Bootcamp e Ivan On Tech Academy.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá