Pequenos acumuladores de bitcoin batem recorde enquanto baleias recuam

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Os investidores que possuem 1 BTC ou menos detêm hoje 5,20% de todo o BTC do mercado.

  • Desde dezembro de 2020, os pequenos acumuladores adquiriram cerca de 29,8 mil BTC.

  • No mesmo período, as reservas das grandes baleias diminuíram 32 mil BTC.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O acúmulo de bitcoin por pequenos detentores vem crescendo em um ritmo cada vez mais veloz, enquanto as aquisições de grandes baleias parecem estáveis neste início de ano.



O relatório semanal da Glassnode publicado nesta segunda-feira (22), analisa o crescimento da participação dos pequenos acumuladores de criptomoedas.

Os pequenos acumuladores, ou sat stackers, são aqueles que possuem em seus endereços 1 BTC ou menos.



Em março de 2018, os sat stackers detinham 3,97% do fornecimento total de bitcoin na época. Desde então, essa porcentagem cresceu e hoje 5,20% de todo BTC já minerado está nas mãos dos pequenos detentores.

De acordo com a Glassnode, esse movimento mostra que há um acúmulo constante entre os investidores menores. Eles, diferente do que foi visto no rali de 2017, estariam dispostos a segurar suas criptomoedas por longos períodos. 

Esse público, portanto, está com as mãos mais firmes, resistindo à tentação de realizar lucros a cada novo rali e aproveitando os momentos de baixa para aumentar suas reservas. 

“Vemos um grande inchaço de detentores de 0,1 a 1 BTC imediatamente após a queda do bitcoin em março de 2020. Apesar de um pequeno nível de gastos na alta de até US$ 42k, os ‘sat stackers’ estão de volta com um recorde histórico.”

Balanço de BTC em posse dos pequenos investidores. Fonte: Glassnode

De acordo com o relatório, desde dezembro de 2020 os pequenos acumuladores adquiriram cerca de 29,8 mil BTC. Ao mesmo tempo, as grandes baleias diminuíram em 32 mil BTC suas participações. Ou seja, a riqueza em bitcoin está gradualmente sendo transferida de um lado para o outro, reduzindo a concentração no mercado.

Além da Glassnode, uma pesquisa recente do banco norte-americano JPMorgan Chase pontuou o mesmo movimento. Enquanto os investidores de varejo compraram mais de 187 mil bitcoins neste primeiro trimestre de 2021, os institucionais adquiriram 172 mil no mesmo período. 

Baleias adormecidas?

Enquanto os pequenos investidores aumentam sua participação no mercado cripto, as carteiras maiores, que possuem mais de 100 BTC, permanecem estáveis neste ano.

Conforme mostrou a Glassnode, os grandes acumuladores possuem hoje 62,62% do fornecimento total de bitcoin. Nos últimos 12 meses, o crescimento dessas carteiras foi de 0,87%.

Entre os diferentes tipos de baleias, houve uma leve diminuição em suas reservas de bitcoin desde o final de 2020.

Balanço de BTC em posse das grandes baleias. Fonte: Glassnode

Nos últimos três meses, os detentores de 10 a 100 BTC diminuíram suas participações em 56 BTC. Enquanto isso, as baleias que detêm entre 1 mil a 10 mil bitcoins reduziram suas posses em 307 mil BTC.

Por outro lado, os investidores que detêm entre 100 a 1 mil BTC aumentaram suas participações em 331 mil bitcoins.

Por fim, houve uma ligeira diminuição de 32 mil BTC acumulados entre os diferentes tipos de baleias. Ou seja, uma queda de 0,24% da oferta total de bitcoin.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá