Pesquisador lança livro sobre tributação de criptomoedas no Brasil

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A tributação das criptomoedas no Brasil é tema de novo livro do advogado Daniel de Paiva Gomes.

  • Chamado "Bitcoin: a Tributação de Criptomoedas", o livro está em pré-lançamento pela editora Revista dos Tribunais.

  • Obra analisa a reação das criptomoedas em tributações já existentes no mercado, como o Imposto de Renda, ICMS, IOF e PIS/COFINS.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A tributação das criptomoedas foi por anos tema de pesquisa do advogado Daniel de Paiva Gomes. Agora, ele lança uma nova publicação para compartilhar suas reflexões sobre o assunto.



O novo livro de Gomes se chama “Bitcoin: a Tributação de Criptomoedas – Da taxonomia camaleônica à tributação de criptoativos sem emissor identificado” e está sendo lançado pela editora Thomson Reuters – Revista dos Tribunais.

No livro, o pesquisador discute os desafios de classificar e incluir as critomoedas — ativos descentralizados e não regulados — no escopo das tributações já existentes, uma vez que ainda não há clareza quanto aos efeitos tributários decorrentes de investimentos em criptomoedas.



Inicialmente, o livro se dedica a explicar o que são, como funcionam e quais são as principais características das criptomoedas, usando como caso de uso o bitcoin, o maior ativo da indústria.

Em seguida, a obra faz uma apresentação crítica da taxonomia das criptomoedas e de sua qualificação jurídica para a partir disso, analisar como seria a incidência das criptomoedas em tributações já existentes no mercado, como por exemplo o ICMS, IOF, Imposto de Renda, PIS/COFINS e Tributação Internacional.

Por fim, a publicação faz considerações sobre como abordar as criptomoedas no atual  compliance fiscal do Brasil, conforme pontua sua sinopse:

“O livro inova quando propõe, em suas conclusões e recomendações práticas, uma abordagem funcional aos criptoativos, reconhecendo sua natureza camaleônica.”

Neste momento o livro está na pré-venda no site da editora Revista dos Tribunais, e será lançado oficialmente na sexta-feira, 26 de fevereiro.

Livro é resultado de pesquisa de mestrado

O autor do livro, Daniel de Paiva Gomes, é um advogado especialista na área de Direito Tributário que se dedica a estudar criptomoedas e a economia digital. 

O lançamento desta semana é resultado da sua dissertação sobre tributação de criptomoedas, realizada no seu mestrado profissional em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. 

Atualmente, Gomes é professor de cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Direito Tributário e continua estudando as criptomoedas no seu doutorado na PUC-SP

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá