Peter “Bitcoin não tem valor real” Schiff contra-ataca

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Peter McCormack entrevista o economista e defensor de ouro Peter Schiff.

  • Eles gravaram um podcast de oitenta minutos sobre Bitcoin e ouro.

  • Schiff explica por que ele acha que o bitcoin não tem valor real, enquanto o ouro sim.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Peter McCormack entrevistou o comentarista financeiro, economista e defensor do ouro Peter Schiff . Não é surpresa que, após uma hora e vinte minutos de debate, Schiff ainda não goste de bitcoin.



Além disso, Peter fala sobre o relacionamento entre bitcoin e ouro, as propriedades do dinheiro sólido e por que o Bitcoin não deve ser uma reserva de valor.

Um pouco sobre Peter Schiff

Peter Schiff começou como corretor da Lehman Brothers nos anos 90. Desde 1996, ele é o CEO do fundo de investimento da Euro Pacific Capital.



Euro Pacific Capital performance | Source: Europacificfunds.com

Ele ficou famoso após várias aparições na televisão durante o final de 2006, onde previa que uma crise financeira afetaria o mercado imobiliário nos Estados Unidos. Ele também publicou um livro chamado “Crash Proof” em 2007, criticando os fundamentos das políticas econômicas americanas.

Schiff alertou que a impressão de moeda fiduciária em andamento via dívida acabaria saindo do controle e entrando em hiperinflação. Treze anos após essa previsão, ela ainda não se materializou.

Embora ele tenha ganhado popularidade com suas previsões de crise, seu entendimento da economia tem sido fortemente criticado por outros economistas conhecidos, como Paul Krugman em outubro de 2010:

“Eu sempre soube que Peter Schiff estava certo sobre tudo; então, como está indo essa coisa da hiperinflação?”

O fundo de Schiff é fortemente alocado em ouro e garimpeiros, então não é uma surpresa que ele seja um fervoroso “defensor de ouro”. Ele tem interesse em apoiar o preço do metal amarelo e defendê-lo dos opositores.

Por que Schiff defende o ouro?

Schiff elogia as qualidades “superiores” do ouro como dinheiro sólido. Ao mesmo tempo, ele cobra contra o bitcoin, mostrando uma preocupante falta de entendimento sobre seus aspectos técnicos.

Quando perguntado sobre as semelhanças entre compradores de ouro e bitcoin, ele exclama:

“Quase todo mundo com quem converso no Bitcoin pensa que vai chegar a 50 mil, 100 mil, um milhão … Eles acham que ficarão ricos em Bitcoin. Eu não digo a ninguém eles ficarão ricos em ouro, apenas não ficarão quebrados com ouro. Eles vão preservar sua riqueza que outras pessoas vão perder. “

Ele adiciona:

“Eu digo às pessoas que elas querem ficar ricas que elas poderiam experimentar ações de ouro porque isso é possível. Eu acho que há muito potencial de ganho lá, mas isso não ocorre sem risco de queda, certo? É sempre uma troca. Mas o ouro é uma reserva conservadora de valor a longo prazo, não acho que é assim que o Bitcoin está sendo comercializado. “

Evolution of the EuroPac Gold Fund (EPGFX) price for the last year | Source: Europacificfunds.com

Uma longa história de ódio pelo Bitcoin

Schiff declarou muitas vezes que ele não gosta de bitcoin e o vê como um ativo puramente especulativo, semelhante à bolha da mania da tulipa.

“Acho que conheço todos os argumentos pró-bitcoin. Ouvi-os de tantas pessoas que tentaram me converter. Porque quando você está em bitcoin, é como sua religião, eles querem novos convertidos. .. E eu simplesmente não estou convencido. “

Ele era pessimista em relação ao bitcoin mesmo durante 2017, mostrando grande ceticismo em todas as avaliações de preços elevadas. Seu principal argumento contra a cripto é que é apenas tecnologia e, portanto, pode ser substituída. Como o bitcoin foi o primeiro em cena, é lógico que novas criptomoedas irão assumir o controle.

Os bugs e os Bitcoiners de ouro não estão no mesmo time?

McCormack abordou esta entrevista difícil recentemente em seu podcast What Bitcoin Did # 242. O anfitrião acredita que bitcoiners e defensores de ouro estão realmente no mesmo time:

“De qualquer forma, acho que estamos no mesmo time. Se eu gosto de bitcoin ou bitcoin e ouro, e você gosta de ouro. Acho que estamos no mesmo time. Você entende isso? você entende por que os bitcoiners acham que os bitcoiners e os bugs de ouro estão na mesma equipe? “

O que Schiff respondeu:

“Eu não acho que bitcoin e ouro são iguais ou estão no mesmo time. Acho que muitas pessoas que estão comprando bitcoin, nem todas, mas certamente algumas, provavelmente você, você está comprando bitcoin pela mesma razão que estou comprando ouro. “

Ele continua:

“Você está comprando bitcoin porque não confia na moeda fiduciária, está preocupado com a inflação e deseja uma alternativa. E é só que você está escolhendo a alternativa errada. Acho que quando você ‘ de dólares ou euros ou qualquer outra moeda para o bitcoin, você está realmente pulando da frigideira para o fogo. Não vejo o bitcoin como dinheiro, como uma reserva de valor a longo prazo da maneira como vejo o ouro. “

Aparentemente, o bitcoin depende apenas de especulações de enriquecimento rápido. Schiff até recomenda que McCormack compre ações de mineradoras de ouro. Ele diz:

“Você também deve olhar paravações de mineração de ouro, muitos de vocês estão em bitcoin porque você acha que vai subir 10, 20 vezes. Isso não vai acontecer. Mas isso pode acontecer com as ações de mineração de ouro Então, se você realmente quer ir para to the moon, observe as ações de mineração. “

Corretor honesto ou vendedor astuto?

Escusado será dizer que um dos principais ativos que seu fundo Euro Pacific Capital detém são as empresas de mineração.

Isso gera algumas perguntas: essa é uma recomendação honesta de um corretor que deseja o melhor para o investidor médio? E Schiff tem algum interesse em descarregar suas posições no mercado?

Dúvidas à parte, pelo menos ele dá crédito a McCormack sobre as motivações semelhantes por trás dos bugs e bitcoiners de ouro:

“Onde eu acho que os compradores de bitcoin e os compradores de ouro compartilham um terreno comum, é que muitos dos compradores de bitcoin desconfiam do governo, desconfiam de dinheiro fiduciário, banco central, Federal Reserve … Assim como os compradores de ouro e muitos deles são libertários ou orientados para o mercado livre. Veja a aceitação do bitcoin como uma maneira de rejeitar esse sistema monetário que eles sabem ser defeituoso. “

E se o Bitcoin estivesse atrelado ao ouro?

Um dos momentos mais definitivos do programa é quando McCormack pergunta a Schiff sobre uma hipotética criptomoeda digital atrelada ao ouro.

“Imagine se o bitcoin estivesse atrelado ao ouro. Você também o detestaria ou teria uma visão diferente? … O seu principal problema é que o preço é muito arriscado, é muito volátil?”

Schiff respondeu:

“Uma das razões pelas quais é tão volátil é porque não tem valor real, é apenas um veículo comercial. Mas se o bitcoin fosse realmente um recibo digital de ouro. Se você disse, por exemplo, para cada bitcoin existente, havia uma onça de ouro em depósito em algum lugar, e o bitcoin negociado ao preço do ouro. Portanto, se o ouro fosse de US $ 1800, então um bitcoin seria de 1800 dólares, seu valor flutuaria à medida que o preço do ouro flutuasse. Se o ouro caísse 10 dólares, o bitcoin iria 10 dólares. “

Mais uma vez, Schiff mostra uma falta de entendimento sobre o que realmente é o Bitcoin. Não é apenas um meio de troca, mas também uma rede de pagamento na qual a segurança vem do seu tamanho. Imaginá-lo como um sistema de recibo digital é apenas ingênuo, para dizer o mínimo.

“Se você tivesse uma criptomoeda legítima chamada bitcoin totalmente reservada e apoiada por ouro (…), você poderia levar seu bitcoin a esse depósito e resgatá-lo e obter o ouro. Seria realmente um armazém digital recibo de ouro … Então eu o apoiaria, na medida em que você pudesse confiar no depositário. “

O melhor meio de troca para um futuro digital

Peter Schiff acredita que o ouro ainda é um meio de troca melhor no mundo digital. Seu argumento é que as empresas globais que aceitam Bitcoin precisam primeiro concordar com uma certa quantia de moeda fiduciária. Portanto, o Bitcoin não funciona como uma unidade de conta.

Quando desafiado pelo anfitrião, ele dá um exemplo de uma empresa global hipotética que aceita um décimo de uma onça de ouro como pagamento, independentemente do seu preço em dólar. Ele parece acreditar que o metal precioso é melhor dinheiro digital do que, bem, dinheiro digital real.

McCormack: “Em um período bastante longo da evolução dos seres humanos, chegará um momento em que muito do que fazemos será virtual. Elon Musk terá nós levado através de planetas, etc. Você aceitaria em um período de tempo suficiente, que uma versão digital do dinheiro … provavelmente será preferida ao ouro? ”

Schiff: “Eu não acho que você será capaz de usar dinheiro de faz-de-conta digital que não conta com nada, para comprar uma casa de verdade no mundo real, talvez no mundo dos jogos.”

A resposta é mais ou menos como um debate entre um criador de cavalos e um engenheiro aeroespacial discutindo sobre como construir a forma mais rápida de transporte.

Os pontos que Schiff continua perdendo

Embora McCormack pudesse ter sido mais agressivo em sua defesa do Bitcoin, ele ainda chama Schiff várias vezes durante a entrevista. Schiff não reconhece que estamos no meio de uma revolução digital. Isso inclui dinheiro também.

As economias de dados exigem transações mais rápidas e alta segurança, dois aspectos em que um ativo rígido como o ouro falha completamente. Pelo menos não sem custos proibitivos de transporte, armazenamento, seguro e segurança.

Projected global internet traffic growth to 2022 | Source: United Nations.

Os governos podem confiscar seus metais preciosos, como fizeram os Estados Unidos durante a Grande Depressão. Eles podem até confiscar seu ouro se você sair do país. Obviamente, isso não pode acontecer com o Bitcoin.

Bitcoin, Ethereum e outras moedas digitais são programáveis ​​e podem ser empregadas em uma variedade de tecnologias emergentes, como contratos inteligentes e a Internet das Coisas. O ouro simplesmente não se compara.

Escassez Artificial

No ponto de escassez, Schiff continua reiterando que o bitcoin é feito pelo homem e, portanto, artificial, enquanto o ouro é 100% natural. Essa escassez de oferta cria um “piso natural” para os preços do ouro, segundo ele. Seria emocionante ver o que acontece se e quando a tecnologia de mineração de asteroides abrir esse “piso natural”.

Talvez antes disso, no entanto, veremos novas reservas de metais preciosos descobertas à medida que as calotas de gelo recuam e grandes massas de terra no Canadá, Rússia e Groenlândia começam a ser mineradas. A mineração em oceanos profundos também provavelmente aumentará à medida que os custos de exploração do fundo do oceano caírem.

A crença inabalável de Schiff na superioridade do ouro se baseia em uma escassez natural que pode não ser tão escassa quanto ele é levado a acreditar. Ele não será influenciado, é claro, porque no final, o Bitcoin “não tem valor real”.

Quando a maior parte do produto interno bruto do planeta for digitalizada e toda a humanidade finalmente se conectar à Internet, talvez ele finalmente veja o dinheiro digital com olhos diferentes. Até então, até o ouro pode ser um pouco menos brilhante.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Lucas é formado em administração com foco em empresas. Iniciou sua carreira como analista de investimentos para bancos focados no segmento. Após adquirir experiência, em 2015 fundou sua própria startup, focada em gerar tecnologias de segurança para transações financeiras. Concomitantemente, desenvolve seu trabalho e conhecimento financeiro atuando no BeInCrypto, através de análises do setor financeiro de criptomoedas e novas avaliações de novas tecnologias Blockchain pelo mundo.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá