Pior que real, moeda da Colômbia derrete e Bitcoin dobra de preço

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Peso colombiano desvaloriza e cotação frente ao dólar rompe a barreira de 3.800 pesos.

  • Depreciação em 2021 é de 11,6%, o que coloca o peso como a moeda mais desvalorizada do mundo.

  • Diferença fica clara quando comparada ao preço do Bitcoin, que superou uma valorização de 100% no ano.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O peso colombiano registrou uma queda importante na última segunda-feira (3) e sua desvalorização acumulada alcançou recordes históricos, fazendo a moeda assumir a segunda posição entre as que mais perderam valor em 2021. Um dos motivos é a retirada de pauta de um projeto de reforma tributária.

Patrocinados



Patrocinados

O presidente da Colômbia, Ivan Duque, obrigou o Congresso a descartar um projeto de lei de reforma tributária que tinha a finalidade de recolher cerca de 23,4 bilhões de pesos (US$ 6.256 milhões) com aumento de impostos para pessoas físicas e jurídicas.

Além disso, o país vive em um momento político delicado após uma série de manifestações serem reprimidas com violência nas ruas de Bogotá e Cali, entre outras. Os protestos estão ligados a movimentos que são contra a votação do PL.

Patrocinados



Patrocinados

Após a notícia, o peso sofreu uma queda repentina de 1,38%, passando a valer 3.804,95 pesos por dólar, o menor valor nos últimos seis meses, segundo o jornal América Económica. No momento em que este artigo era escrito, o dólar era comercializado por 3,814,05 pesos, de acordo com dados do jornal El Economista.

Ranking de desvalorização

“A Colômbia agora tem oficialmente a moeda mais desvalorizada do mundo”, afirmou o diretor de investigações da Alianza Valores y Fiduciaria, Felipe Campos, em um post no Twitter.

Ele estima que a depreciação da moeda acumule em uma queda de 11,6% em 2021, um valor que a coloca como a segunda mais desvalorizada do mundo, empatado com a Argentina e Turquia e podendo ser apenas superada pela inflação que três dígitos da Venezuela.

O preço do dólar frente ao peso colombiano atingiu níveis semelhantes aos vistos no dia quatro de novembro de 2020. Segundo a Valora Analitik, os dados do sistema Set-Fx comprovam que a moeda atingiu a maior desvalorização de todo o mundo.

Bitcoin na Colômbia

A desvalorização da moeda do país latino fez com que o preço do BTC no par com o peso colombiano (BTC/COP) superasse a barreira dos 200 milhões de pesos pela primeira vez na história. No momento, o preço do Bitcoin para compradores na exchange Panda é de 208.046.580,10 pesos.

Isso ocorre enquanto o par BTC/USD apresentou aumento de 83,66% em 2021, segundo informações do TradingView. Já o BTC/COP subiu 105,32% no mesmo intervalo de tempo, de acordo com os dados da Rates Viewer.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora