Pirâmide e Esquema Ponzi Foram Derrubados

Compartilhar Artigo

Aparentemente, a última quarta feira (16/10) foi um dia de combate à esquemas financeiros. No Brasil, a PC-PR prendeu diretores de uma empresa de pirâmide, enquanto a CFTC nos EUA interceptou esquema Ponzi.



A grande preocupação que os reguladores tem com as criptomoedas, é o mal uso que muitas vezes é feito com o ativo. Algumas pessoas má intencionadas, criam esquemas para burlar a lei e enganar clientes, e para isso usam argumentos que trarão rentabilidade com criptoativos.

No Brasil, a Polícia Civil do Paraná prendeu ontem um total de 20 pessoas acusadas de fazer pirâmide usando o nome Wolf Trade Club como fachada. O esquema já havia sido apontado pela CVM em julho desse ano, contudo a empresa não parou de funcionar. No site oficial, a empresa se apresenta como uma empresa que traz um novo tipo de investimento para o Brasil, mesmo sem especificar que investimento seria esse.



A Wolf Trade Club não afirmava que seus investimentos eram em bitcoin ou qualquer outra criptomoeda, mas de acordo com o processo lançado pela CVM prometiam ganhos de até 3% ao dia, o que já é considerado um crime quando se trata de renda variável. O discurso da empresa é direcionado para leigos no mercado financeiro, como podemos ver no “Conheça” do site oficial:

“Somos lobos: caracterizados, principalmente pela lealdade, amizade, coragem e confiança…
Clube exclusivo de pessoas que se encontram inconformadas com a atual situação financeira e estão dispostas a alcançar os seus maiores sonhos.”

Movimentos No Mundo Para Impedir Esquemas

Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) acusou a Circle Society de esquema Ponzi. No caso em questão, a empresa foi acusada de desvio de fundos dos investidores. O operador chefe, David Gilbert Saffron, teria solicitando fundos de pelo menos 14 investidores para participar de um pool de investimentos, “garantindo” ganhos de até 300%.

Contudo, ao invés de usar para alocar em opções binárias, como era esperado, a empresa utilizou o dinheiro para inserir na sua própria carteira de criptomoedas, e assim pagar outros participantes, caracterizando como um sistema Ponzi.

O site da empresa Circle Society está fora do ar, e não foi divulgada nenhuma nota oficial até o momento.

Você acredita que os reguladores estão fazendo um bom trabalho em controlar e evitar crimes financeiros? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião!

 

 

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá