Como Não Ser Enganado com Pirâmide

Compartilhar Artigo

A CVM está proibindo diversas empresas de pirâmide financeira atuarem no Brasil. Infelizmente, esse é um problema que atinge a nós traders de criptomoedas.



Com o recente acontecimento relacionado à Atlas Quantum (clique aqui para ler a matéria), decidimos explicar para você como acontece. O grande fato é que essas operações são caracterizadas como contratos coletivos. Isso descaracteriza a empresa como de investimentos, e sim um método de rentabilizar capital.

O grande problema é que apenas fundos de mercado são autorizados a rentabilizar capital de terceiros no Brasil. Quando uma empresa promete ou divulga de modo a “prometer” certa rentabilidade, está cometendo uma infração. Aí temos nossa Primeira Regra:



  • Os rendimentos nunca poderão ser prometidos aos investidores;

Outro ponto interessante, é que fundos de investimentos geralmente possuem algum mês negativo. Sempre que alguém disser que nunca ficou com rentabilidade negativa no mês, desconfie. O mercado financeiro é extremamente dinâmico, e é completamente natural ter algumas perdas pequenas.

  • Cheque a veracidade dos rendimentos nos últimos meses;

Como disse, para a empresa poder investir seu dinheiro, precisa ser um fundo. Os fundos estão todos registrados, e você pode conferir clicando aqui.

  • Encontre o Fundo de Investimentos no site da CVM;

Ainda relacionado com a rentabilidade prometida, não existe investimento que lhe dê 2% ao dia. Não acredite que vá ficar rico da noite para o dia. É importante que você cuide para não deixar a ganância te cegar. Investir em criptomoedas é um processo de muito aprendizado, e rentabilidades coerentes com o tempo de experiência.

  • Cheque o histórico profissional do gestor e suas conquistas.

Não acredite em um produto só porque está sendo veiculado em um determinado local. Um exemplo é a Investimento Bitcoin, que fez propagando na Band e SBT, e a CVM classificou como pirâmide. Outro cuidado importante é que não acredite cegamente em youtubers ou defensores leais.

  • Faça a Pesquisa com Suas pernas. Sempre questione qualquer propaganda.

Então, devo para de investir?

Bom, depende… A empresa que você investe tem características de pirâmide? Se sim, e bom sacar seu dinheiro e denunciar à CVM. Mas caso não seja esse o caso, não se preocupe!
Para ganhar dinheiro com bitcoin, ethereum, entre outras criptomoedas, o mais interessante é que você mesmo opere. Para isso procure por exchanges (corretoras) confiáveis. Atualmente existem muitas autorizadas aqui no Brasil, e poderá conferir uma dica sobre o assunto clicando aqui.

Resumindo, sempre que ver uma empresa prometendo ganhos quase que garantidos, desconfie. Se exigirem algum pagamento sem contrapartida em produtos, também é melhor ficar de fora.

E você? Já teve alguma experiência com esse tipo de Estelionato? Deixe nos comentários sua opinião!

 

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá