Pirâmides na mira? Justiça de São Paulo lança curso sobre criptomoedas

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Tribunal de Justiça de São Paulo lança curso sobre criptomoedas

  • Juízes poderão aprender como funcionam os criptoativos – e como rastreá-los

  • Advogado menciona possível arma contra Midas Trend, Genbit, Atlas Quantum e outras empresas acusadas de fraude

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O Tribunal de Justiça de São Paulo irá promover um curso sobre criptomoedas voltado para juízes. O foco será em Direito Empresarial e incluirá conteúdo sobre investigação e rastreamento de criptoativos.



Ações judiciais envolvendo criptomoedas vêm se tornando corriqueiros no Brasil. Apenas em 2020, 1925 processos envolvendo Bitcoin e outras moedas apareceram no Diário de Justiça de São Paulo.

Alguns dos casos mais comuns são de vítimas de supostas empresas de investimento acusadas de operar pirâmides financeiras. Quando os falsos negócios quebram, investidores costumam ficar sem acesso aos fundos e recorrem à Justiça para tentar reaver o dinheiro.



No entanto, nem sempre juízes que julgam essas matérias têm conhecimento sobre como funcionam as criptomoedas. Dessa maneira, pedidos de bloqueio de Bitcoin podem não ser atendidos porque o magistrado não entende como o mercado funciona.

Para o advogado Ricardo Kassin, o acesso de juízes a conteúdo específico sobre criptomoedas pode ajudar a dar celeridade a processos que buscam a restituição de investimentos.

Especializado em processos contra empresas acusadas de fraude com criptomoedas, o advogado do escritório da Parodi Kassin cita casos famosos cujas vítimas podem ser beneficiadas como resultado da iniciativa.

Os casos envolvendo criptomoedas (Genbit, Atlas Quantum, Midas Trend e etc), vêm aumentando consideravelmente e os pedidos para bloqueio desses ativos digitais também. Nesse sentido, é fundamental que advogados, promotores e juízes estejam capacitados para a aplicação do Direito. E, principalmente, conseguir bloquear montantes em criptomoedas.

Curso de criptomoedas do Tribunal de Justiça de São Paulo

O curso “Criptoativos: desafios do poder judiciário em matéria empresarial” é promovido pela Escola Paulista da Magistratura, do TJSP. O conteúdo é distribuído três módulos. São eles: “Decifrando Criptomoedas e Criptoativos: conceitos e aplicações”, “Regulação de Criptoativos: o papel da CVM” e “Desafios da investigação envolvendo ativos virtuais”.

As aulas serão realizadas online das 10h às 12h entre os dias 09 a 23 de novembro. A participação é voluntária – e paga: R$ 300. Além de juízes e desembargadores, podem se inscrever servidores do Tribunal, advogados e membros do Ministério Público.

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá