Pix: Pagamento Instantâneo Que Pode Beneficiar Exchanges Inicia Testes

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Banco Central começa a examinar efetividade da rede

  • Instituições financeiras já podem se cadastrar

  • Exchanges podem acelerar compensações de transações entre cripto e fiat

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Plataforma Pix pode acelerar transações de criptomoedas para fiat e vice-versa, ajudando no fluxo de exchanges.

Patrocinados



Patrocinados

O Banco Central iniciou na última segunda-feira (13) a segunda etapa de implantação da plataforma de pagamentos instantâneos Pix. O projeto inicia o estágio de testes com simulação de transações. O objetivo, segundo a entidade, é avaliar a operacionalidade das operações e assegurar a conclusão no prazo prometido. Além disso, o experimento deverá provar se o sistema saberá bloquear transações irregulares.

A nova fase ocorre um mês depois de um período de testes de integração das redes das instituições financeiras e a plataforma Pix. A participação de bancos e financeiras não é obrigatório desde que a carteira de clientes não ultrapasse 500 mil contas. Para entidades que superem esse montante, o cadastro mandatório vai até 1º de junho, quando inicia a terceira fase de testes.

Patrocinados



Patrocinados

Segundo o Banco Central, está mantida a previsão para liberar o sistema para uso público em novembro. A expectativa é que pagamentos possam ser realizados mediante uso de QR Code em um padrão proprietário, ou por meio da digitação manual de CPF, número de telefone ou e-mail do destinatário.

Pix e Mercado Cripto

O sistema Pix promete funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo domingos e feriados. As compensações de pagamentos deverão ocorrer em poucos segundos, independentemente da origem ou destino dos fundos. A ideia é oferecer maior velocidade em relação ao DOC e ao TED, que funcionam na rede bancária e podem levar até três dias para compensar valores.

A plataforma tenta emular as vantagens das transações em criptomoedas, mas não adota blockchain. A solução chegou a ser considerada em estudos preliminares, mas foi deixada de lado. A rede do Pix é centralizada e gerida pelo próprio Banco Central.

Apesar disso, o mercado de criptoativos poderá se beneficiar da novidade. Corretoras poderão agilizar a compensação de depósitos em fiat para compra de ativos em cripto. Do mesmo modo, a conversão de saldos em criptomoedas para moeda convencional deverá ser acelerada. A combinação desses fatores também pode contribuir para reduzir custos de infraestrutura envolvida na validação de depósitos e transferências em fiat.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Sou editor-chefe do BeInCrypto Brazil desde abril de 2021.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora