A exchange descentralizada Uniswap finalmente ganhou a atenção da mídia tradicional. A Bloomberg rotulou o protocolo DeFi (sigla em inglês para Finanças Descentralizadas) como “corretora de criptomoedas mais desejada”.

O “boom” do DeFi e os protocolos que tornaram isso possível estão recebendo mais atenção da mídia convencional. Isso ocorre à medida que a imprensa expande seu escopo de cobertura além do Bitcoin.

A reportagem da Bloomberg, por exemplo, explicou o que é DeFi, acrescentando que a Uniswap é atualmente a líder do setor.

A Bloomberg citou Paul Veradittakit, sócio da Pantera Capital Management LP, com sede na Califórnia (EUA). De acordo com a publicação, Veradittakit aparentemente está considerando investir no token nativo da Uniswap, o UNI.

“É simplesmente fenomenal. Podemos realmente ver as exchanges descentralizadas fazendo uma grande diferença no mercado e, potencialmente, ultrapassando as exchanges centralizadas.”

A Bloomberg comparou a Uniswap à Binance, maior exchange centralizada de criptomoedas do mundo. Informou, por exemplo, que a Uniswap lista 845 tokens, enquanto a corretora tem 820.

O que a empresa de notícias não explicou, no entanto, é que qualquer um pode listar um token na Uniswap. Por causa disso, muitos deles são golpes ou duplicatas do original tokens.

A publicação também observou que o volume da Uniswap é gerado relativamente por poucos usuários. A estimativa é que há de 50 mil a 100 mil. Em contrapartida, na Binance há 15 milhões de clientes, informou a reportagem.

De acordo com o DeFi Pulse, a Uniswap é a exchange descentralizada líder em termos de valor total bloqueado. O montante atingiu US $ 2,67 bilhões, o que dá à plataforma 24% da participação do mercado. A maior parte disso está em quatro pools de liquidez baseados em ETH de UNI.

Atualização do voto de governança

A Uniswap está atualmente passando por sua primeira votação de governança, proposta pela plataforma de trading DeFi Dharma. Conforme relatado pelo BeInCrypto (em inglês), Dharma propôs reduzir os limites de votação e quorum. Isso efetivamente daria mais poder aos principais detentores do UNI, dos quais a Dharma é um.

A votação termina em 20 de outubro e, no momento da redação desta matéria, havia quase 40 milhões de votos a favor da proposta e apenas 644k contra.

Observadores da indústria apontaram que essa proposta tornaria a Uniswap mais centralizada ao consolidar o poder de voto de apenas algumas baleias com UNI.

Chris Blec, da DeFi Watch, tem falado abertamente sobre essa ameaça de centralização. Assim como ele, outras pessoas solicitaram que os detentores de tokens remanescentes votassem contra a proposta.

Análise do preço do UNI

O token UNI nativo da Uniswap deu um mergulho nas últimas semanas, assim como ocorreu com o resto dos tokens DeFi. No entanto, o ativo conseguiu chegar a $3 novamente, de acordo com Tradingview.com.

Desde seu pico de cerca de US $ 8 em meados de setembro, o UNI tem seguido o mesmo padrão de seus irmãos DeFi, descarregando mais de 60% dos níveis atuais.

Outros tokens, como o rival SUSHI, tiveram um desempenho muito pior, com uma queda de mais de 90% em relação ao seu recorde histórico.