Políticos do RJ têm criptomoedas apreendidas com ajuda de exchanges

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A operação, nomeada de Chorume Fase II, cumpriu com 14 mandados de busca e apreensão, incluindo as criptomoedas dos investigados.

  • Operação contou com o auxílio de exchanges onde os ativos estavam armazenados ou foram adquiridos.

  • Criptomoedas eram usadas para lavagem de dinheiro das atividades criminosas.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Nesta segunda-feira (7), a 1ª Vara Criminal Especializada do estado do Rio de Janeiro decretou o sequestro dos bens, incluindo criptomoedas, de políticos de um município do RJ investigados por envolvimento em corrupção e lavagem de dinheiro.

Patrocinados



Patrocinados

Durante a apreensão das criptomoedas, o Ministério Público do estado (MPRJ) contou com a colaboração de exchanges que atuam neste mercado no país. As autoridades não informaram quais empresas ajudaram os órgãos na investigação e a quantia em criptomoedas encontrada no cumprimento dos mandados.

A operação, nomeada de Chorume Fase II, cumpriu com oito mandados de prisão, sendo um dos alvos Paulo César Gonçalves Ladeira, ex-prefeito de Carmo, um município de pouco mais de 17 mil habitantes a 82 quilômetros da capital carioca. Uma vereadora e ex-secretários públicos da cidade também foram presos.

Patrocinados



Patrocinados

Além disso, 14 mandados de busca e apreensão, incluindo de criptomoedas, foram realizados a indivíduos e endereços ligados ao esquema criminoso. Os acusados respondem por corrupção ativa e passiva, associação criminosa e prevaricação.

Entenda as acusações  

As investigações já haviam dado origem à primeira fase da operação, que resultou na prisão de Ladeira, em março deste ano. Foram encontrados R$ 128.900 oriundos de propinas e atividades criminosas no sítio do ex-prefeito.

De acordo com o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, foram observadas diversas irregularidades na contratação da empresa Limpeza Urbana para a prestação de serviços ao município.

Em 2019, um escândalo de corrupção envolvendo a Limpeza Urbana no Espírito Santo fez a prefeitura realizar uma nova licitação. No entanto, a empresa vencedora, a Forte Ambiental, possuía os mesmos sócios da Limpeza Urbana como titulares.

Todos os contratos superfaturados teriam sido realizados enquanto Ladeira foi prefeito da cidade, entre 2017 e 2020, e teriam gerado um prejuízo de aproximadamente R$ 40 milhões para os cofres públicos.

Criptomoedas e a lei brasileira

Apesar de não ter regulação específica, como o mercado de capitais, o mercado de criptomoedas e agentes que atuam no Brasil são regidos por leis como a a Instrução Normativa 1.888, que obriga exchanges a informarem todas as negociações de brasileiros à Receita Federal.

Desde maio de 2019, as exchanges nacionais e demais empresas deste setor precisam estar de acordo com a IN1888, que “institui e disciplina a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações realizadas com criptoativos à Secretária Especial da Receita Federal do Brasil (RFB)”.

As principais corretoras de criptomoedas que atuam no Brasil alegam que que contribuem com autoridades para investigação de crimes.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Anderson atua como redator para o BeInCrypto, escrevendo sobre as principais notícias sobre o criptomercado e economia em geral. Antes de entrar para a equipe brasileira do site, ele participou de projetos relacionados a trading, produção de notícias e conteúdos educacionais relacionados a criptomoedas. Formando em Administração, está cursando pós graduação em Investimentos e Blockchain pela EA Banking School.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora