Porque a DeFi não deve se integrar às finanças centralizadas no futuro próximo

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • DeFi enfrenta muitos obstáculos ao se integrar ao CeFi

  • As exchanges centralizadas precisam inovar ou ficarão para trás

  • Aave lança painel DeFi Saver e carteira inteligente

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Os mercados de finanças descentralizadas (DeFi) podem muito bem estar crescendo este ano, mas ainda são um pontinho em comparação com seus irmãos mais velhos centralizados.



Existem várias coisas que ainda impedem a DeFi de se tornar o cenário financeiro do futuro. Por natureza, o DeFi não é fácil de usar para o leigo médio. Mesmo os traders de critpo mais fervorosos ficam perplexos com as complexidades de alguns dos novos protocolos DeFi  que estão surgindo.

Parece que novos dispositivos estão aparecendo diariamente, todos com o objetivo de atrair provedores de liquidez e se tornar o próximo melhor projeto em DeFi por meio de um moonshot simbólico ou aumento no bloqueio de valores em garantias.



A própria Crypto estava em uma situação semelhante há alguns anos, quando algum grau de conhecimento técnico era necessário para comprar e vender Bitcoin. Então vieram empresas como a Coinbase, que simplificou as coisas para as massas, mas com isso tinha um preço.

DeFi ainda não tem essa solução de um clique. E isso pode estar impedindo uma adoção maior.

Quando DeFi em CeFi?

O investidor cripto e defensor da Ethereu, Ryan Sean Adams [@RyanSAdams], investigou as coisas que poderiam estar impedindo o DeFi em seu último Boletim informativo. Ele se refere a uma teoria de “coletor de protocolo” que prevê que, eventualmente, os bancos de cripto irão integrar o DeFi e os protocolos se tornarão “economicamente densos”, afundando no fundo da pilha de cripto de dinheiro.

Alguns exemplos disso incluem a oferta de interesse da Coinbase em Dai e a OKEx apoiando o Dai Savings Rate (DSR) no final de 2019 (que ainda é zero por cento no momento). Adams está convencido de que a DeFi eventualmente governará,

“A tese do coletor de protocolo prevê que o DeFi se tornará a camada de base para bancos de cripto. Uma etapa necessária antes de se tornar a camada de base para bancos legalizados. ”

Mas não tão rápido …

O líder de estratégia na Compound Labs, Calvin Liu, compartilhou suas experiências com DeFi, mostrando ao seu pai como usar a Compound. São necessárias onze etapas apenas para começar a ganhar juros em um stablecoin por meio de uma plataforma, e cada uma é complicada, como Liu atesta,

“O DeFi é complicado, é muito difícil de usar, precisa de melhorias dramáticas de UX para cruzar o abismo e chegar ao uso convencional e no varejo.”

Ele acrescentou que várias dessas etapas poderiam ter sido automatizadas pela plataforma, tornando todo o processo mais barato, rápido e fácil para o usuário final. Com quase US $ 4,5 bilhões bloqueados em protocolos DeFi hoje, muitas pessoas descobrem manualmente essas etapas para acessar taxas de juros e retornos devastadores.

Isso por si só mostra que os usuários de cripto estão começando a abandonar as exchanges centralizadas para os protocolos DeFi em um ritmo acelerado.

“Isso deve ser assustador para grandes exchanges centralizadas. Eles imprimem dinheiro, são administrados por algumas das pessoas mais inteligentes do mundo e têm toda a capacidade de integrar protocolos DeFi. ”

No momento, nenhuma das principais exchanges de cripto fez qualquer esforço para integrar os protocolos DeFi como uma forma de manter os clientes na exchange. Liu conversou bastante com várias exchanges e tem oito informações importantes sobre o motivo pelo qual essa integração ainda não se materializou.

As complexidades

Em primeiro lugar, os contratos inteligentes DeFi são complexos e vão muito além dos mecanismos usados ​​nas plataformas de negociação de cripto da geração atual. As exchanges de cripto também se sentem desconfortáveis ​​com a custódia independente, pois desejam manter a cripto por conta própria.

A maioria das exchanges não tem as habilidades técnicas para evitar ataques e corrigir vulnerabilidades de contratos inteligentes. O boom do DeFi deste ano também foi um presente para hackers em busca de exploits.

O fundador da Synthetix, Kain Warwick [@kaiynne], foi rápido em reconhecer isso em um comentário não relacionado sobre um ICO,

“O DeFi é precoce e perigoso, temos todos os tipos de riscos: hacks, bugs, golpes, centralização, manipulação, antes de executar a lista continua.”

Liu acrescentou que atualizar a infraestrutura existente para integrar o DeFi causaria muito atrito para as exchanges centralizadas que mantêm muitas criptomoedas em apenas algumas carteiras seguras. Também há pouco incentivo para assumir riscos fora do modelo de negócios principal, que claramente funciona para as principais exchanges.

A maioria das exchanges monetiza o volume de negociação sobre ativos sob gestão (AUM), o que, no momento, remove o DeFi como ummodelo de negócio sustentável. Impor comissões, por exemplo, será a próxima grande coisa para as exchanges, assim como a alavancagem e os spreads nas negociações são no momento.

As principais exchanges também são avessas ao risco, acrescentou, e em grande parte não estão dispostas a se aventurar em novos campos. Existem também implicações legais e regulatórias com o DeFi. As exchanges têm lutado nos últimos dois anos para operar sob alguma forma de guarda-chuva regulatório.

DeFi ainda é o oeste selvagem sobre esse tópico, com praticamente nenhum requisito KYC para a maioria dos protocolos. Liu concluiu que as exchanges precisam inovar para acompanhar o ritmo de rápida mudança da indústria, e isso incluiria a integração do DeFi.

“Cripto é uma indústria em crescimento exponencial e, se uma exchange quiser acompanhá-la, seu negócio também precisa inovar a uma taxa exponencial. É muito cedo na indústria de cripto para seguir as ‘melhores práticas’ – você tem que inventá-las. ”

Aave lança painel DeFi

Dando um passo no sentido de simplificar as coisas para o usuário final, a Aave introduziu um painel DeFi Saver. O protocolo de empréstimo instantâneo tem como objetivo acompanhar empresas como a Compound. Ele planeja agilizar algumas das etapas mencionadas acima.

De acordo com um anúncio, a nova plataforma oferece uma interface de usuário elegante para gerenciamento de portfólio. Ele acrescentou que a meta é tornar todo o processo mais eficiente, incluindo estatísticas gerais do portfólio, informações detalhadas sobre todos os fundos fornecidos e emprestados e uma visão geral de todos os ativos suportados e suas estatísticas de mercado atuais.

Alguns recursos chamados Boost e Repay foram incluídos, os quais permitem aos usuários aumentar a alavancagem e desfazer posições pagando dívidas usando os fundos fornecidos. Uma carteira inteligente também foi desenvolvida para conter todo o portfólio, em oposição aos padrões que são limitados a uma interação de contrato inteligente por transação.

Aave, que recentemente atualizou seu modelo de tokenomics , adicionou,

“DeFi Saver Automation gerencia atualmente 450 posições MakerDAO e Compound exclusivas com mais de 100k ETH e mais de $ 43 milhões de ativos garantidos no total.”

Os próprios projetos DeFi percebem que precisam inovar para integrar mais usuários. Isso significa tornar as coisas mais fáceis e baratas para eles. A CeFi, por outro lado, precisa seguir o exemplo ou enfrentar a perspectiva de ser deixada para trás em um cenário financeiro em rápida mudança.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá