Potencial do Bitcoin Destacado Após Seis Dias de Bancos Fechados

Compartilhar Artigo

Os bancos no Líbano permaneceram fechados pelo sexto dia consecutivo hoje. A restrição de acesso a instalações bancárias serve como mais um lembrete do poder que as instituições financeiras podem exercer sobre uma população e a importância do Bitcoin como uma saída potencial a esse poder.



A agitação civil tomou conta do Líbano após uma nova proposta tributária do primeiro-ministro do país, Saad Hariri. De acordo com um relatório disponibilizado pelo  Aljazeera , as manifestações tornaram-se violentas na sexta-feira, quando manifestantes entraram em conflito com a polícia na capital do país, Beirute.

Bitcoin vs. Tributação

Os protestos começaram na quinta-feira passada e foram desencadeados por novas medidas tributárias, entre as quais a cobrança para fazer chamadas usando o aplicativo de mensagens sociais WhatsApp. Embora a proposta tenha sido rapidamente descartada, a agitação civil inicialmente direcionada ao programa econômico proposto se transformou em um movimento mais geral, exigindo o fim da corrupção do governo e melhores condições gerais de vida.



De acordo com uma  reportagem no The Washington Post citando uma declaração da associação bancária libanesa, o governo concordou com um pacote de reformas ontem, em um esforço para acabar com a agitação. As medidas incluem um orçamento para 2020 sem os aumentos de tributação acima mencionados. No entanto, isso não aplacou as centenas de milhares de manifestantes atualmente envolvidos em protestos nas principais cidades do país do Oriente Médio.

Os bancos permaneceram fechados no Líbano desde a última quinta-feira. A Reuters divulgou em seu relatório uma declaração da associação bancária libanesa afirmando que as instituições financeiras permanecerão fechadas até que a agitação acabe.

O fechamento dos bancos serve como um lembrete do poder que essas instituições detêm sobre as pessoas. O acesso ao seu próprio dinheiro, particularmente durante um episódio de agitação civil potencialmente violenta, certamente não deve ficar a critério do banco que o detém.

Desativação do sistema bancário

Anteriormente, os bancos, apesar de suas deficiências, forneciam uma maneira um tanto conveniente para as pessoas protegerem sua riqueza. Soberania monetária foi o preço pago por essa proteção. Agora, o Bitcoin representa uma maneira de optar por não participar do sistema bancário e, portanto, o controle que ele tem sobre as populações.

Os fechamentos bancários repentinos são apenas um exercício de poder que o Bitcoin pode servir como um controle contra. Como muitos defensores da criptomoeda argumentaram anteriormente, a capacidade de “optar por não participar” da moeda nacional usando o Bitcoin também pode servir como um meio pelo qual as pessoas podem proteger sua riqueza em locais com hiperinflação.

Nesse sentido, a própria existência do Bitcoin poderia influenciar a reforma de sistemas bancários corruptos e reformular as economias em todo o mundo. Alguns argumentaram que uma aceitação súbita do uso de Bitcoin impulsionada por esse evento poderia até levar a uma rejeição completa da moeda nacional em questão – um evento geralmente chamado de “hiperbitcoinização”.

O que você acha do potencial do Bitcoin como alternativa contra o poder do setor bancário? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.


As imagens são cortesia do Twitter, Shutterstock.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá