Preço ou tecnologia? O que incentiva o crescimento da a taxa hash do Bitcoin?

Compartilhar Artigo

Matt Odell, um bitcoiner renomado, recentemente publicou um gráfico comparativo dos hashrates das 3 versões mais famosas do Bitcoin: Bitcoin (Core), Bitcoin Cash e Bitcoin SV (Satoshi’s Vision). A enorme discrepância entre a Bitcoin Core e as outras leva à uma reflexão. Porque cada vez mais nós se conectam à rede Bitcoin Core?



Bitcoin Confirms é um perfil do Twitter que publica os últimos blocos de transação adicionados à blockchain do Bitcoin. Ao verificar os dados em suas publicações é possível observar que o percentil 99% rotineiramente aparece com valores acima de $3.00. É importante saber que o percentil 99 representa um valor para o qual 99% das taxas de transação estão abaixo. Ou seja, se o percentil 99 mostra um valor de $10.00, isso significa que a maioria das transações (99%) tiveram taxa menor que $10.00.

No entanto, o simples fato de haver taxas de transação de $3.00, $5.00, $10.00 ou mais é algo que chama a atenção. É certo que as taxas de transação são calculadas em função da quantidade de satoshis por byte. Mas por que não fazer com que todas as transações tenham taxas baixas? Por que algumas transações pagam centavos enquanto outras pagam dezenas de dólares? A resposta para essas perguntas está na conhecida discussão sobre tamanho de blocos.

https://twitter.com/BitcoinConfirms/status/1168646165363154949

Considere uma situação hipotética: uma pessoa vai à um restaurante e pede uma bebida cujo valor é $1.00. Qual é a lógica de pagar 4 ($1.00 da bebida + $3.00 de taxa de transação) em algo que custa 1? Os maximalistas tem a resposta na ponta da língua: Bitcoin não foi feito para comprar cafezinho.

Esta é a maior falácia do meio cripto… Por volta de 2016, começou a surgir a ideia de que o bitcoin é por si só um lastro de valor e que somente após essa característica estar muito evidente é que outras características, como ferramenta (moeda) de troca, entrariam no jogo. Isso seria o mesmo que dizer que conchas (ou outros itens usados como dinheiro no passado) só eram usadas depois que as pessoas enchiam baús e mais baús com as conchas. É óbvio que as conchas adquiriram valor em função de sua usabilidade como moeda de troca e não o contrário.

O artigo escrito por Satoshi Nakamoto, que originou o Bitcoin, se refere à “peer to peer electronic cash system”, em tradução livre, um sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto. E para que serve o dinheiro? Dinheiro serve para ser usado em transações. É a sua usabilidade que lhe dá valor. E é o uso do Bitcoin que trará a adoção em massa. A teoria do “lastro de valor” foi, provavelmente, a coisa mais prejudicial para o Bitcoin e certamente atrasou e adoção em massa, possivelmente em alguns anos.

Então por que a hashrate do Bitcoin Core tem aumentado? Será mera ganância em função de seu preço mais elevado? Será que os donos dos novos nós que se conectam na rede Bitcoin sabem destes fatores?

O que você pensa sobre esse assunto? Deixe suas opiniões nos comentários.

Imagens cortesia de Shutterstock, Twitter

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Vini se formou em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil e trabalhou com gerenciamento de projetos na área de exploração mineral em empresas como BHP Billiton e Vale. Ele se envolveu com o bitcoin em 2011, quando comprou suas primeiras moedas através do jogo online “Second Life”, mas usou a maioria de suas primeiras moedas aprendendo a fazer transações e negociar. Depois disso, ele se tornou um entusiasta da tecnologia blockchain e desde então focou sua carreira para esse campo. Recentemente, ele se dedica à programação frequentando o Le Wagon Coding Bootcamp e Ivan On Tech Academy.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá