Prefeituras de Santa Catarina são alvos de ataque hacker e ransomware é neutralizado

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Nesta quarta-feira foram registrados três ataques cibernéticos contra prefeituras de Santa Catarina.

  • Em Balneário Camboriú, a equipe de TI conseguiu neutralizar um ataque ransomware.

  • Em Chapecó, o site da Câmara de Vereadores foi invadido e permanece fora do ar.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Os sistemas de duas prefeituras do estado de Santa Catarina foram vítimas de ataques cibernéticos nesta quarta-feira, 27 de janeiro.



Os alvos foram os sistemas das prefeituras de Balneário Camboriú e Chapecó e ambos os sites ficaram fora do ar no decorrer desta quarta-feira.

No caso de Balneário Camboriú, a prefeitura informou que sofreu uma tentativa de ataque ransomware. Nesta ofensiva, o hacker invade o sistema, criptografa arquivos e pede um resgate, geralmente em criptomoedas, para devolver o acesso à rede. Além disso, os invasores também costumam roubar arquivos para extorsão.



No caso desta quarta-feira, no entanto, o diretor da Divisão da Tecnologia de Informação (DTI) da prefeitura de Balneário Camboriú, Henrique Otte, conta que o suporte conseguiu neutralizar o ataque a tempo.

“Nenhum dado foi comprometido, pois conseguimos conter o acesso do ransomware e bloqueamos o sistema para garantir a segurança das informações.”

De acordo com o diretor, os hackers conseguiram se infiltrar no sistema da prefeitura porque alguns computadores estavam com Windows 10 desatualizado ou com versão anterior. 

Durante o ataque, a equipe de TI bloqueou os serviços online de todas as secretarias, além do acesso do público externo aos sistemas da aba “Cidadão” do portal. Conforme a nota, a previsão era que o sistema voltasse ao normal até o final desta quarta. 

A administração municipal informou ainda que registrou um Boletim de Ocorrência para investigar o caso e tentar descobrir quem esteve por trás da ofensiva.

Duas prefeituras atacadas no mesmo dia

Ainda nesta quarta-feira a Prefeitura de Chapecó também teve o seu sistema invadido, conforme noticiou o portal ND Mais.

No decorrer do dia, o site oficial do município foi alvo de diversas ofensivas que resultaram em lentidão nos sistemas de informática do órgão.

Conforme a prefeitura, os ataques começaram de manhã e se intensificaram no período da tarde. Apesar da instabilidade, dados não foram vazados, conforme informou o departamento de informática.

Na mesma linha, um terceiro ataque aconteceu no mesmo dia. O alvo, neste caso, era o site da Câmara de Vereadores de Chapecó, invadido na madrugada desta quarta. Na ocasião, os invasores derrubaram o portal e deixaram uma mensagem que declarava que o hack era “só pra zoar”.

site da Câmara de Vereadores de Chapecó. Fonte: ND Mais

Nesta quinta-feira (28), o site ainda não funciona normalmente. Enquanto isso, exibe na página inicial uma mensagem que a equipe técnica está trabalhando para recuperar o acesso o mais rápido possível.

Essa não é a primeira vez que sistemas de importantes órgãos do estado de Santa Catarina são alvos de ataques hackers. Como já noticiou o BeInCrypto anteriormente, hackers invadiram a rede do Poder Judiciário de Santa Catarina para roubar dados privados e extorquir bitcoin de juristas e servidores.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá