Presidente do Fed, Powell, diz sobre CBDC: “É melhor fazer certo do que ser o primeiro”

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O presidente do Fed dos EUA, Jerome Powell, fez várias declarações durante um seminário do FMI sobre pagamentos internacionais.

  • De acordo com Powell, para os EUA é melhor acertar do que ser o primeiro.

  • Powell também deu um norte sobre como os EUA se direciona nesse momento para um CBDC.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, falou na segunda-feira como parte de um painel sobre pagamentos internacionais e moedas digitais em um seminário virtual do Fundo Monetário Internacional (FMI).



O seminário teve foco nos benefícios e riscos das moedas digitais, bem como suas implicações políticas. Esta não é a primeira vez que Powell discute moedas digitais.

No início deste ano, ele rotulou que a Libra do Facebook projeta uma “chamada de despertar ”. Ele também afirmou que se uma moeda digital ajuda os EUA a preservar a centralidade de uma moeda confiável e aceita, passa a ser então “uma questão em aberto”.



Fonte: IMF

Na segunda-feira, em uma reunião online altamente antecipada, Powell ofereceu mais clareza sobre a posição da moeda digital do governo dos EUA. Quando questionado sobre o papel potencial de um CBDC para pagamentos internacionais e domésticos, Powell mediu muito bem seus comentários.

Ele reconheceu o potencial dos CBDCs para melhorar os sistemas de pagamento e que os EUA estão empenhados em explorá-los “cuidadosa e ponderadamente”.

Powell apontou que, nos EUA, muitos fatores reduzem a necessidade de um lançamento rápido do CBDC,

“Temos uma forte demanda por dinheiro, um setor bancário maduro e bem regulamentado, e a maioria das pessoas já tem acesso ao sistema de pagamentos eletrônicos.”

Independentemente do momento, Powell também enfatizou que, se algum dólar digital fosse emitido, seria visto como um “complemento”, não uma substituição do dinheiro.

A vantagem do primeiro movimento

Sobre a questão de haver ou não uma vantagem de ser pioneiro para os CBDCs, Powell ofereceu a perspectiva de que “é mais importante acertar do que ser o primeiro.”

De acordo com Powell, acertar significa focar nos riscos potenciais e nas compensações que precisam ser pensadas com cuidado,

“temos uma responsabilidade para com os EUA e o mundo de que todas as etapas com uma moeda digital sejam tomadas com segurança.”

Ao descrever algumas das principais questões que precisariam ser tratadas para um lançamento seguro do CBDC, ele mencionou três áreas problemáticas:

  • Garantir a proteção do CBDC contra ataques cibernéticos, falsificação e fraude.
  • Consideração de como um CBDC pode afetar a política e a estabilidade monetária.
  • Determinar como combater atividades ilícitas e, ao mesmo tempo, preservar a privacidade do usuário do CBDC.

Permanecendo à frente da curva do CBDC

Em conclusão, o presidente do Fed mencionou como os EUA planejam permanecer à frente dos desenvolvimentos do CBDC.

De acordo com Powell, o Fed está colaborando com o setor privado, adotando uma abordagem multidisciplinar, aproveitando o poder do Federal Reserve System, pesquisando opções de design e participando ativamente de uma série de experimentos e projetos de pesquisa. “Nós podemos e devemos estar na vanguarda da pesquisa.”

O painel também contou com a presença de Agustín Carstens, gerente geral do Bank for International Settlements; Nor Shamsiah, governador do Banco Negara Malaysia; e Governador da Autoridade Monetária da Arábia Saudita, Ahmed Alkholifey. O painel foi moderado por Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Colin é escritor, pesquisador e trader de conteúdo com grande interesse no futuro do dinheiro. Seus escritos foram apresentados em várias publicações de criptomoedas, e seus ativos não chegam a mais do que um punhado de BAT.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá