O popular serviço de troca e corretagem de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More Coinbase pode em breve remover o suporte a aplicativos descentralizados para seus usuários da Apple. A empresa citou a política da App Store como o motivo da decisão.
De acordo com uma publicação no Reddit, os usuários da Coinbase Wallet foram recebidos recentemente com uma mensagem sobre a possível mudança. Em resposta à postagem, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, comentou que parece que a Apple está tentando eliminar aplicativos descentralizados de sua App Store.
Armstrong continuou escrevendo que a Apple deveria estar ciente da demanda por aplicativos descentralizados. Chamando a indústria de criptoativos como uma “importante área de inovação em finanças”, o CEO acrescentou que a exclusão da App Store arriscava alienar a indústria de muitos usuários em potencial.
Essa mudança de política certamente seria um golpe para os usuários do iOS da Coinbase. No entanto, Armstrong afirmou que aqueles que ainda desejam usar aplicativos descentralizados poderiam fazê-lo com o Coinbase Wallet na área de trabalho.
Enquanto Armstrong não considerou as notícias um ataque aberto à inovação relacionada à moeda digital e ao desenvolvimento da Web 3.0, outros comentaristas viram a mudança na política da App Store como algo mais hostil.
Coinbase is removing decentralized application interaction from their mobile wallet, due to pressure from Apple.
Web3 is in direct competition with Google & Apple. We should expect continued censorship on MetaMask, Coinbase, & other dapp browsers.
Disruption ain't easy. pic.twitter.com/FLweZrq7m9
— Omar Bham (Crypt0) (@crypt0snews) December 28, 2019
O @crypt0snews argumentou que a Apple está tentando erradicar a concorrência potencial que aqueles que desenvolvem uma web descentralizada representam. O apresentador do YouTube acrescentou que o setor deve esperar mais exemplos dessa censura no futuro.
Curiosamente, este é o segundo exemplo de censura semelhante por uma empresa líder na Internet em menos de uma semana. O MetaMask, o navegador de aplicativos descentralizado da Ethereum, anunciou recentemente que o Google havia suspendido seu cliente Android.
In the last week, the MetaMask Android client was suspended by the Google Play App Store @googleplaydev. They cited their policy that bans mining on mobile, which we don't. Appeal rejected. #ProtectWeb3.https://t.co/rfP4EbOAqv!?zippy_activeEl=cryptocurrencies%23cryptocurrencies
— MetaMask (@metamask_io) December 26, 2019
O Google citou supostamente sua política de software de mineração de ativos anti-criptografia como o motivo por trás da suspensão repentina. No entanto, o MetaMask é um navegador de aplicativos descentralizado e não tem nada a ver com mineração. O Google rejeitou um apelo dos desenvolvedores do aplicativo.
Em notícias relacionadas, o BeInCrypto informou recentemente sobre a remoção que o YouTube fez em conteúdos relacionados à criptomoeda. Muitos comentaristas interpretaram isso como um ataque à indústria por uma das maiores empresas da Internet, semelhante às mencionadas acima. No entanto, a plataforma de streaming de vídeo parece ter restaurado boa parte do conteúdo afetado. Embora não tenha sido confirmada pelo próprio YouTube, a mudança repentina parece sugerir que a remoção do conteúdo foi um erro e não parte de uma repressão maior ao setor.
Você acha que a Apple irá se prejudicar se de fato remover todos os aplicativos descentralizados? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!