Primeiro ETF de Bitcoin dos EUA será aprovado este ano? Entenda caso

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O WisdomTree ETF é um ETF de Bitcoin que oferece exposição direta ao ativo.

  • A resposta à solicitação para lançar o fundo já foi adiada duas vezes.

  • Existe a expectativa que a decisão seja divulgada ainda este ano.

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O WisdomTree Bitcoin ETF é um dos projetos de ETF mais importantes a chegar à SEC após o da VanEck. No entanto, a abordagem cautelosa da agência reguladora coloca o projeto na mesma posição de outras aplicações.

Patrocinados



Patrocinados

ETFs de Bitcoin (BTC) estão virando notícia recorrente na mídia este ano, com mais de uma dúzia de aplicações desses fundos solicitando aprovação à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em 2021.

Os stakeholders do mercado, compreensivelmente, veem o momento como decisivo na história do Bitcoin. Oferecer exposição direta ao ativo de uma forma facilmente acessível a um público ainda inexplorado proporcionaria um enorme salto em exposição e legitimidade da criptomoeda.

Patrocinados



Patrocinados

No entanto, essa facilidade de acesso é o fator que tem feito a SEC ser cautelosa sobre o assunto. O WisdomTree Investments, sediado em Nova York, é outra instituição que busca lançar um ETF da criptomoeda após solicitar permissão em maio deste ano.

WisdomTree e produtos de investimento em criptomoedas

Criado em 2006, o WisdomTree tem uma longa história de fornecimento de produtos que abrangem ações nacionais e internacionais, moedas, commodities e outros títulos. Seus ativos sob gestão totalizam US$ 74 bilhões, sendo uma das maiores gestoras dos EUA.

O WisdomTree já oferece produtos de Bitcoin negociados em bolsa. Eles estão atualmente listados na Bolsa de Valores da Suíça, a Xetra, bem como nas bolsas da Euronext em Paris e Amsterdã. Como outras empresas, a companhia não teve problemas fora do mercado norte-americano, já que Europa e o Canadá aceitam seus produtos de BTC.

O produto europeu e o produto proposto nos EUA são basicamente os mesmos. Se houver alguma mudança, ela só deverá estar relacionada a requisitos jurisdicionais específicos. O fundo de índice fornece soluções de custódia para instituições, mantendo os ativos sob sua gestão.

Uma diferença notável é que esses produtos europeus de Bitcoin seguem a CME CF Bitcoin Reference Rate, mesma taxa subjacente ao preço de ajuste para os mercados futuros do ativo. O WisdomTree Bitcoin Trust usa outra referência para determinar seus preços.

Seu mais novo produto – o WisdomTree Bitcoin Trust

A recente expansão para o mercado de criptomoedas está de acordo com a visão da empresa de oferecer uma ampla variedade de produtos.

Com a nomenclatura “BTCW”, o WisdomTree Bitcoin Trust compartilha muitas das mesmas características de outros ETFs de Bitcoin e é registrado na Cboe BZX Exchange.

O gerente de ativos explicou que os acionistas terão uma maneira simples, segura e econômica de obter exposição ao preço da criptomoeda. O produto será fisicamente lastreado em Bitcoin.

A metodologia usada para determinar seu preço inclui o uso de períodos de observação igualmente particionados para calcular a média ponderada por volume de todas as transações dentro de cada partição.

Em seguida, a média aritmética das medianas ponderadas por volume determinará o seu valor final. Com essas etapas, espera-se que as transações a preços de exceção ou grandes negócios não tenham um grande efeito sobre os seus níveis de preços.

As cotas do fundo serão baseadas no preço de liquidação do CF Bitcoin US. Ele é calculado usando a agregação do fluxo de negociações executadas das cinco principais exchanges no mercado tradicional do ativo. O WisdomTree Bitcoin Trust não compra ou vende unidades da moeda diretamente.

A empresa faz questão de enfatizar, como muitos participantes do mercado, que um ETF de Bitcoin neutralizaria algumas das preocupações que a SEC tem em relação ao mercado cripto.

Ele também afirma que o mercado da moeda está amadureceu de tal forma que está “operando em um nível de eficiência e escala semelhante em aspectos materiais aos mercados de ações globais, renda fixa e commodities”. A descrição chega a dizer que o mercado de BTC passou a ter qualidade institucional.

No entanto, a SEC tem adiado a sua decisão sobre o fundo, sem data específica de resposta até o momento. A agência novamente pede comentários de investidores e especialistas do setor, embora seja improvável que isso faça mudar a sua visão negativa sobre esses ETFs.

Quando haverá novidades sobre o WisdomTree ETF?

O WisdomTree apresentou seu pedido pela primeira vez em março de 2021, em um momento em que vários outros pedidos de ETF começaram a ser entregues para a SEC.

A aplicação do WisdomTree Bitcoin Trust até agora foi adiada duas vezes, a primeira em junho e a segunda em julho. A SEC solicitou comentários públicos para ajudar em seu processo de decisão, procedimento feito em aplicações de outros ETFs.

Esta não é o primeiro aplicação de ETF do WisdomTree. A empresa entrou com um pedido de ETF que iria investir até 5% de seus ativos nos contratos futuros de Bitcoin da CME. Ela também pediu um ETF baseado em ETH, como a VanEck, e outras aplicações feitas por grandes empresas do setor financeiro que foram arquivadas.

Em uma notificação relacionada ao arquivamento, a SEC listou vários riscos que foram considerados pertinentes para se tomar a decisão.

São pontos comuns a prevenção de fraude e manipulação no mercado, manipulação do próprio ETF e a influência predominante nos preços dos mercados de Bitcoin.

Aprovação de ETFs depende das discussões atuais sobre regulamentar o mercado

A decisão da SEC de adiar vários ETFs gera a impressão de que a agência está priorizando uma estrutura regulatória mais geral do que apenas aplicações individuais.

As discussões, recomendações e declarações das últimas semanas mostram muito bem a posição do governo dos EUA –  o desejo de regular este mercado.

A SEC desempenha um papel fundamental nesse esforço conjunto para – como disseram as autoridades – proteger os investidores, impedir a facilitação da atividade criminosa e garantir que o mercado esteja livre de manipulação.

Este é um pedido difícil para uma classe de ativos inovadores e diferentes. Portanto, os funcionários preferem “fazer certo” em vez de implementar uma abordagem manipulada pelo júri. Países – como Malta e El Salvador – foram criticados pelo que é considerado uma abordagem precipitada em permitir criptomoedas em seus países.

Curiosamente, alguns analistas acham que um ETF deste mercado será aprovado ainda este ano. Porém, nenhuma atitude da SEC indica isso.

A agência só poderia aprovar um ETF após publicar as diretrizes de regulamentação em conjunto com outros órgãos governamentais. Certamente, o presidente da SEC, Gary Gensler, tornou conhecidas suas ideias sobre proteção ao investidor e manipulação de mercado.

Decisão sobre ETF chegará mais cedo ou mais tarde

Existe motivos para se ter esperança. É provável que a SEC faça uma decisão este ano. Pode não ser a aprovação que os investidores estão buscando, mas irá mostrar ao mercado a posição da agência.

Conforme mencionado, os esforços regulatórios guiarão a decisão. A aplicação do WisdomTree provavelmente ficará em espera ao lado de outras aplicações importantes, como o da Grayscale, que também está trabalhando para oferecer um ETF de Bitcoin.

Também há um impulso considerável por parte dos participantes do mercado, que argumentam que os ETFs ofereceriam uma rota mais segura de investimento e ajudariam a criar um mercado mais regulamentado.

Não houve novos motivos para a SEC aumentar suas preocupações em relação a este mercado nos últimos meses. Portanto, é improvável que o órgão regulador seja influenciado.

No entanto, a decisão chegará em breve, já que a SEC é obrigada a responder as diversas solicitações feitas.

O WisdomTree pode ou não oferecer o primeiro ETF de Bitcoin aprovado nos EUA. O fundo  está entre os favoritos e deverá ser listado assim que a regulamentação do mercado entrar em vigor no país.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora