Primeiro registro brasileiro de nascimento em blockchain: prelúdio do fim dos cartórios?

Compartilhar Artigo

Nascido em 8 de julho de 2019, na Casa de Saúde de São José, no Rio de Janeiro, Álvaro de Medeiros Mendonça, filho de Waldyr Mendonça Junior e Monique de Medeiros Gonçalves, é um dos primeiros bebês brasileiros com registro de nascimento feito em blockchain. O registro foi feito por meio da plataforma Notary Ledgers, da empresa Growth Tech em parceria com a IBM, que permite a realização de serviços de cartório em ambiente virtual.



O líder técnico de Blockchain da IBM Brasil, Carlos Rischioto, informou que o método de registro do bebê tem três etapas. Inicialmente o hospital emite uma “Declaração de Nascido Vivo” e em seguinte o responsável pela criança cria uma identidade digital na plataforma, com dados e fotos validados. Finalmente, as informações são automaticamente enviadas pelo hospital ao cartório, a certidão é então finalizada e enviada aos pais. A realização dos registros por blockchain ainda está em fase piloto, mas o fundador da Growth Tech, Hugo Pierre, afirmou que a empresa está buscando uma solução eficiente para otimizar essa área.

Registros anteriores

Em 2016, o entusiasta do Bitcoin e economista Fernando Ulrich postou em seu blog que havia registrado o nascimento da filha – Alice – por meio da tecnologia, no entanto trâmite não pôde ser validado. Na ocasião, ele escreveu que ainda teria que se deslocar até o cartório, mas previa que isso iria mudar no futuro. Já no ano passado, outro entusiasta de blockchain e criptomoedas, Edson Neto, documentou, na Bahia, o nascimento da filha, Maria Julia, e o documento foi validado por um cartório por meio de uma parceria.

O objetivo da nova plataforma é eliminar obstáculos burocráticos no processo de registro de nascimento e ser mais eficiente e transparente. De acordo com o pai da criança, Waldyr, que trabalha como representante comercial e foi convidado pelo hospital para participar do projeto desenvolvido pela startup, o procedimento tornou-se muito mais rápido com o uso da blockchain, sendo necessário apenas 5 minutos para realizar o registro.

Esse evento remete à OriginalMy, pioneira do setor de notarização, que tem focado na validação de documentos como estratégia de negócio. Este ramo de atividade em específico tem sido alvo constante de empreendedores que utilizam a tecnologia blockchain em seus novos projetos. Isso inevitavelmente nos leva à uma reflexão: por quanto tempo os cartórios conseguirão manter seu modelo atual de negócio?

Pioneirismo questionado

Em resposta ao tuíte da IBM Blockchain, Vincent Hoffmann postou no Twitter que a IBM não teria sido a primeira a realizar registros de nascimento da blockchain. O posto de pioneira ficaria com a plataforma AltHash Blockchain desenvolvida pela Fundação HTMLCOIN em uma aplicação chamada MyOffspring.

Blockchain aplicada à gestão de dados na médicos

Em abril, um hospital sul-coreano firmou uma parceria com a Insilico Medicine, empresa de biotecnologia Longenesis e mercado de blockchain para criar uma solução de gerenciamento de dados de saúde baseada em blockchain. A Longenesis fornecerá uma plataforma segura para o Gil Medical Center fazer upload, armazenar e gerenciar dados privados dos pacientes e permitir que eles controlem e acessem seus dados.

O que você pensa sobre o assunto? Deixe sua opinião nos coméntários.

Imagens cortesia de Shutterstock, Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Vini se formou em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil e trabalhou com gerenciamento de projetos na área de exploração mineral em empresas como BHP Billiton e Vale. Ele se envolveu com o bitcoin em 2011, quando comprou suas primeiras moedas através do jogo online “Second Life”, mas usou a maioria de suas primeiras moedas aprendendo a fazer transações e negociar. Depois disso, ele se tornou um entusiasta da tecnologia blockchain e desde então focou sua carreira para esse campo. Recentemente, ele se dedica à programação frequentando o Le Wagon Coding Bootcamp e Ivan On Tech Academy.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá