A DeFi é a coisa mais quente da indústria de cripto no momento. É amplamente alimentado pela Ethereum, que permaneceu relativamente estável em comparação. Os analistas agora estão começando a perguntar quando os preços da ETH começarão a se beneficiar desse momento de DeFi.

Os mercados financeiros descentralizados estão pairando em torno da maior alta de todos os tempos em termos de valor total bloqueado, que atualmente é de pouco mais de US $ 1,5 bilhão. Desde o início de 2020, os mercados de DeFi cresceram 124% em TVL equivalente a USD. Os mercados de criptomoeda, em comparação, conseguiram apenas 42% em termos de capitalização de mercado total.

Mesmo sem a distribuição de token do Compound Finance , que vem ocorrendo há pouco mais de um semana, os mercados de DeFi ainda teriam superado os ativos de cripto com um aumento de 45% no acumulado do ano. Os investidores perceberam que podem obter um interesse decente por suas participações em cripto, enquanto traders experientes buscaram oportunidades de arbitragem entre diferentes ativos e protocolos nesta nova mania de mineração de liquidez .

ETH fica na direção da lua

É lógico que o maior beneficiário desse boom da DeFi seja a Ethereum, mas qualquer momento de preço real ainda não se concretizou para o segundo maior ativo digital do mundo.

A Ethereum sofreu uma queima lenta e constante este ano, começando no dia de Ano Novo em US $ 130 e subindo 85% para os níveis atuais em torno da marca de US $ 240. No entanto, o tempo de volta para meados de 2019, antes de a DeFi realmente começar a decolar, mostra que os preços da ETH ainda estão 32% abaixo.

Volte ainda mais, e as perspectivas para Preços da Ethereum são sombrias, para dizer o mínimo. A ETH ainda está 83% abaixo de sua máxima histórica e realmente não fez muito em termos de preço nos últimos dois anos.

Ethereum Prices 2 Years – CoinMarketCap

Os preços oscilaram entre mínimas em torno de US $ 120 e máximas em torno de US $ 300, e esse parece ser o seu problema. O Ethereum não conseguiu sair desse canal limitado desde a épica queda no início de 2018. A última vez que a ETH foi realmente otimista foi em junho de 2017, quando alcançou US $ 400 pela primeira vez.

Os seis meses que se seguiram foram absolutamente monumentais para a Ethereum, que subiu para US $ 1.400 durante o boom da OIC. Embora o crescimento da DeFi tenha sido relativamente lento, a Ethereum ainda não se beneficiou muito em termos de ação de preços.

O observador da indústria, Ryan Sean Adams, aprofundou-se nessa narrativa em seu último Boletim Bankless . Ele observou que alguns dos principais tokens de DeFi, como COMP, AAVE e SNX, subiram na semana passada, mas o Ethereum conseguiu apenas 3% no mesmo período.

O analista continuou acrescentando que a resposta para a pergunta pode ser derivada de dois campos – ursos e touros da Ethereum.

Ursos da Ethereum vs Touros

O primeiro argumento de baixa seria que a Ethereum está perdendo seu ‘dinheiro’ para as stablecoins e outros tokens ERC-20 . Em 2017, a Ethereum foi o dinheiro usado para arrecadar fundos para as OICs. No clima atual, no entanto, ele foi substituído por outros tokens. Adams acrescentou que os ursos alegariam que a DeFi não se correlaciona necessariamente com preços mais altos da ETH porque é usado para fazer transações:

As pessoas compram a quantidade mínima de ETH necessária para executar uma transação DeFi. O ETH é como combustível para o seu carro – você não o segura, apenas mantém um tanque cheio – o mínimo necessário.

Finalmente, os ursos da Ethereum sempre alegam que a rede será superada por algo mais econômico e com tecnologia superior. As taxas de gás atuais são insustentáveis ​​e as preocupações com a escalabilidade são dolorosamente óbvias, embora um verdadeiro “assassino da Ethereum” ainda não tenha surgido.

Os argumentos de alta são um pouco mais pragmáticos e envolvem muito mais paciência. Afinal, a Ethereum ainda está se recuperando de um mercado em baixa de dois anos, assim como o Bitcoin fez após seu primeiro grande comício. Adams afirma que o mercado é “voltado para trás”, ainda assumindo que a ETH é uma moeda de serviços públicos.

A Ethereum é um ativo de reserva para a DeFi, acrescentou ele antes de apontar que é o único ativo que fica escasso com o uso da DeFi, e que o mercado pegará em breve.

Como o ativo de reserva da DeFi, a ETH não é ameaçada por stablecoins ou bitcoin tokenizado em Ethereum. O sucesso da DeFi é bom para a ETH. Mais atividades econômicas aumentam a ETH bloqueada como garantia e a ETH como um par comercial. Os lucros do token DeFi serão transferidos de volta para a ETH. Espere e veja.

Ele concluiu afirmando que os argumentos de alta são mais propensos a serem precisos por três razões. Em primeiro lugar, a quantidade de ETH bloqueada na DeFi aumentou significativamente. Desde que a distribuição de tokens COMP começou , outros 400.000 ETH foram bloqueados nos contratos inteligentes DeFi com um total acima de 3 milhões.

ETH Locked in DeFi Chart – Defi Pulse

Além disso, Adams citou um trecho de um gerente de fundos que está reequilibrando seu portfólio para incluir menos Bitcoin e mais Ethereum. No início deste ano, foi relatado que mais da metade de toda a Ethereum extraída este ano foi adquirido pela Grayscale Investments, que solidifica ainda mais essa mudança de momento institucional.

O terceiro motivo foi uma dissertação de protocolo, que se refere aos protocolos DeFi com as mais altas garantias de liquidação, tornando-se a camada base para os bancos de critpo e, possivelmente, até para bancos comerciais e estaduais.

Outro motivo para ser otimista com a Ethereum é a tão esperada implementação da ETH 2.0, que anunciará a proof-of-stake e Soluções de escalabilidade da camada 2 . Os primeiros estágios da atualização do Serenity, fase 0 Beacon Chain, já estão sendo testados com 32 nós ETH completos. Conforme relatado anteriormente pelo BeInCrypto, as métricas na cadeia do Ethereum também estão melhorando visto que novos recordes de todos os tempos estão sendo alcançados.

Houve preocupações entre a comunidade de cripto de que a Compound pode ter acabado de lançar uma bolha DeFi, no entanto, eles vêm principalmente dos maximalistas e detratores do Bitcoin do cenário financeiro embrionário.

O desempenho estelar da semana passada por um punhado de tokens DeFi não é suficiente para rotular a cena de bolha. A DeFi está apenas começando e seu crescimento orgânico nos últimos dois anos é um testemunho da longevidade, que é finalmente otimista para a Ethereum a longo prazo.