Bitcoin Está Sendo Manipulada por Traders Institucionais?

Compartilhar Artigo

Tem havido especulações sobre o impacto dos contratos futuros da CME no preço do Bitcoin. No entanto, parece haver alguns dados convincentes para sugerir que, sim, esses canais institucionais estão manipulando significativamente o preço do Bitcoin.



Ouvimos repetidamente sobre alegações de que os mercados institucionais estão manipulando o preço do Bitcoin. Thomas Lee, da Fundstrat, por exemplo, está dizendo por há mais de um ano que o Bitcoin parece declinar pouco antes do final dos contratos de liquidação futura no CME.

No entanto, pesquisadores como a Arcane Research analisaram os números de maneira mais concreta. Pelo que parece, as suspeitas de manipulação parecem válidas.



O preço do Bitcoin tende a cair antes da liquidação

A tendência descoberta pela Arcane Research foi impressionante e indiscutivelmente provável.

O Bitcoin, em média, caiu – 2,27% em relação a acordos a cada mês. Compare isso com o movimento médio dos preços no mesmo período (janeiro de 2018 a agosto de 2019) que foi de apenas -0,06%.

Ajustando esses dados para valores discrepantes, a tendência se torna ainda mais óbvia. Para qualquer dia entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, o Bitcoin sobe cerca de + 0,04% em média. Em comparação, antes dos acordos da CME, o preço do Bitcoin cai, em média, em torno de -1,99% . Isso significa que o preço cai à frente dos acordos da CME acima de 2 pontos percentuais mais na média e na mediana em comparação com qualquer outro dia.

Além disso, a Arcane Research descobriu que em apenas 5 vezes em 20 (25%) foram os dias antes das liquidações que a CME ficou no positivo. Em outras palavras, os dias que antecederam as liquidações do CME foram extremamente negativos. As quedas que precedem o fechamento do CME também parecem ser piores sempre que o Bitcoin registra mais retornos no mês.

Até o momento, abril, maio, junho e agosto registraram perdas significativas antes do fechamento do CME de cada mês. O mês de julho foi notável, com ganhos e perdas insignificantes.

  • abril de 19: -5,86% antes do fechamento do CME, alta de 1,86% no mês inteiro.
  • maio de 19: -3,44% antes do fechamento do CME, alta de 3,96% no mês inteiro.
  • junho de 19 : -7,08% antes do fechamento do CME, alta de 2,28% no mês inteiro.
  • agosto de 19: -5,56% antes do fechamento do CME, um aumento de 0,12% no mês inteiro.

O que isso nos diz é que o mercado futuro está tendo um impacto significativo nos movimentos de preços do Bitcoin.

É manipulação?

Olhando para esses dados, parece claro que os mercados futuros estão manipulando o preço do Bitcoin. As quedas drásticas que precedem cada fechamento de liquidação, especialmente no CME, apontam para algum nível de manipulação de preços. Estatisticamente, seria impossível imaginar isso como uma mera coincidência.

Dado que o preço do Bitcoin subiu apenas um dia após o lançamento de Bakkt , muitos estão se perguntando se os chamados ‘mercados institucionais’ beneficiarão o Bitcoin. A Bakkt efetua seu futuro no BTC real, diferentemente da CME. Isso poderia causar uma nova dinâmica no mercado. Dado que Bakkt foi lançado apenas alguns dias atrás, é impossível saber nesta fase.

Por enquanto, os traders devem estar cientes de que essa tendência existe no mercado e devem planejar seus negócios em torno dela.

Você acredita que o mercado de Bitcoin está sendo manipulado por players institucionais maiores? Deixe-nos saber seus pensamentos abaixo.


As imagens são cortesia da Shutterstock.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá