Ray Dalio diz que bitcoin é reserva de valor, mas poderá se tornar ilegal

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, disse que governos poderão bloquear o uso do bitcoin.

  • Bilionário, no entanto, elogiou a criptomoeda.

  • Dalio tem presença marcada em evento pró-bitcoin em abril.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O bitcoin poderá ser proibido pelo governo dos Estados Unidos assim como o ouro foi nos anos 1930.



Segundo Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, maior hedge fund do mundo, a criptomoeda tem suas qualidades, mas, inevitavelmente – e talvez por conta justamente delas -, será considerada ilegal.

Em entrevista para o jornalista Andy Serwer, do Yahoo Finance, Dalio disse que acredita em um movimento de governos contra o bitcoin. Segundo ele, a história mostra que os tesouros e bancos centrais não teriam interesse em ter um concorrente para as moedas nacionais.



O Banco da Inglaterra decidiu que seria interessante ter o monopólio do sistema bancário no país. Então o que acontece é que os tesouros têm o monopólio de controle sobre a oferta e demanda. Eles não querem outros dinheiros operando ou competindo, porque eles não querem que as coisas saiam do controle.

Dalio diz que as tratativas na Índia para proibir o bitcoin seriam um primeiro passo de um movimento mais amplo. As discussões que começaram em 2020 se fortaleceram em 2021 e podem culminar no banimento do bitcoin e outras criptos do segundo país mais populoso do mundo.

A Índia hoje está caminhando para torná-lo ilegal, tornar a posse [de bitcoin] ilegal. Precisamos ver o que isso significa. Será que eles conseguem fazer isso?

Bitcoin poderá seguir caminho do ouro, diz Ray Dalio

O megainvestidor vê qualidades importantes no bitcoin que o aproximariam do ouro. No entanto, a criptomoeda também poderia, na sua visão, repetir a história do metal precioso e ser tornado ilegal por governos.

Em 1934, o Gold Reserve Act tornou ilegal a posse de ouro por particulares nos Estados Unidos, com a exceção de joias e colecionáveis. A Lei dizia que apenas o Tesouro poderia ter barras de ouro, por exemplo. O ouro se tornava, assim, a principal reserva de riqueza mundial.

O bloqueio só começou a mudar em 1964, quando o governo passou a emitir liberações pontuais para investidores. A restrição ampla caiu apenas em 1975, quando então o dólar passou a ser considerado a reserva mundial o FED, banco central americano, passou a ter liberdade para emitir moeda sem lastro em ouro.

Na visão de Dalio, a história do bitcoin ainda poderia passar por essa fase.

“Não sei se [um possível bloqueio] vai ser com carteiras privadas ou não-privadas. Eu acho que seria difícil resistir a uma ação desse tipo”. Então eu acho que seria muito provável que [o bitcoin], sob certas circunstâncias, seja considerado ilegal do jeito que ouro foi tornado ilegal.

Maior gestora de hedge fund do mundo terá produto com bitcoin?

A divulgação de uma carta em janeiro de 2021 abriu a porta para especulações sobre o lançamento de um possível produto de investimento com bitcoin da Bridgewater Associates. A fala ao Yahoo Finance, no entanto, joga um banho de água fria na expectativa.

Dalio chegou a aventar na mesma entrevista que o bitcoin poderia ser uma bolha, já que “bolhas são ativos financeiros com valor imputado, são um ativo que não tem valor intrínseco”. O bilionário, no entanto, não deixou de ressaltar as qualidades da criptomoeda.

O bitcoin provou seu valor ao longo dos últimos 10 anos. Provou que não foi hackeado, operou sem interrupções. Cultivou uma quantidade significativa de seguidores, é de alguma maneira uma alternativa de reserva de valor. É como um dinheiro digital. Esses são os pontos positivos.

O fundador da Bridgewater Associates, vale lembrar, se juntará a Tim Draper, Michael Saylor e outros nomes favoráveis ao bitcoin em uma conferência nos EUA em abril, com a palestra intitulada “Bitcoin como uma classe de ativo“.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá