Real digital será ruim para bancos, diz agência de risco

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Agência Moody’s diz que real digital vai concorrer com os depósitos bancários.

  • Nova modalidade pode resultar na diminuição de oferta de créditos em bancos.

  • Real digital não pode ser usado para empréstimos, segundo BC.

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

As diretrizes estabelecidas pelo Banco Central para uma eventual criação de uma CBDC brasileira podem ser negativas para bancos, informou a agência Moody’s de classificação de riscos.

Patrocinados



Patrocinados

A afirmação foi feita em um relatório divulgado na terça-feira (25), intitulado “Brazil central bank’s guidelines for potential digital currency are credit negative for banks”. Para a agência, a criação de uma Moeda Digital de Banco Central pode trazer várias repercussões que resultariam no afastamento de clientes do sistema bancário tradicional.

Segundo o relatório,

Patrocinados



Patrocinados

“Uma moeda digital do BC afetaria o setor bancário diretamente de várias maneiras. Os correntistas podem considerar a segurança que ela oferece como um instrumento de depósito livre de risco e semelhante a um instrumento de depósito, com resgate direto no banco central, e migrar parte dos depósitos para a moeda digital.”

Para a Moody’s, a oferta de alternativas de depósito, embora não seja o objetivo principal da criptomoeda, levaria a um aumento da competição nos bancos, uma vez que efetivamente funciona como uma concorrente.’

A agência lembra que os depósitos são uma das formas predominantes de financiamento dos bancos e levaria ao surgimento de um problema.

“O principal desafio do BC seria minimizar qualquer potencial problema com o Financiamento dos bancos para garantir que a oferta de crédito não seja colocada em risco conforme o Brasil se recupera do declínio econômico relacionado com a pandemia de coronavírus”, acrescenta.

CBDC

A avaliação da Moody surge um dia após o Banco Central divulgar o resultado de um grupo de estudos estabelecido em 2020 cujo objetivo era delinear as diretrizes que orientarão uma provável implementação de uma moeda digital brasileira.

Entre as diretrizes estão a possibilidade de usar o real digital em projetos DeFi e a incapacidade de os bancos usarem a criptomoeda de clientes em empréstimos. Este último é um dos fatores que influenciaram a conclusão da Moody’s.

“O real digital será um passivo do Banco Central”, disse o coordenador do projeto, Fábio Araújo.

A divulgação das diretrizes, entretanto, não significa que o Bacen começou a desenvolver a CBDC brasileira. O próximo passo da autarquia é levar a discussão para debate com a sociedade civil brasileira, o que significa que algumas de suas diretrizes podem mudar.

O próprio Banco Central reforçou a ideia de que este é seu entendimento atual sobre a criptomoeda, mas não é definitivo e pode mudar no futuro.

A expectativa inicial do BC era que a moeda digital brasileira fosse lançada em 2022, porém mudanças no calendário, inclusive atrasos devido à pandemia, fizeram com que a data fosse mudada em mais três anos.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Editora-chefe do BeInCrypto Brasil. Jornalista de dados por formação, possui 10 anos de experiência na cobertura de tecnologia e, agora, está se aventurando pelo mundo cripto. Criou uma galeria NFT com fotos de seus gatos. Tem passagens na Globo, Gazeta do Povo e no Portal UOL.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora