Real está barato e começando a se recuperar, diz ex-Goldman Sachs e FMI

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Ex-Goldman Sachs e FMI projeta valorização do real

  • Para economista, moeda brasileira está muito barata

  • Enquanto isso, presidente do BC sugere que pior já passou

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Ex-Goldman Sachs e FMI projeta valorização do real e diz que moeda brasileira está muito barata enquanto presidente do BC sugere que pior já passou



O desempenho do real pode ter um caminho de alta pela frente. Segundo um economista que já foi estrategista do banco Goldman Sachs e economista do Fundo Monetário Internacional (FMI), a moeda brasileira está começando a se recuperar.

O real não vem conseguindo refletir os bons ânimos do mercado nas últimas semanas. Enquanto o Ibovespa sobe e ronda os 110 mil pontos, o dólar não cai na mesma proporção.



O dólar fechou em queda na última quarta-feira (25) para R$ 5,32. Na tarde de quinta-feira (26), a divisa americana é negociada a R$ 5,31. A desvalorização da moeda brasileira, inclusive, faz brasileiros buscarem alternativas de proteção em moeda estrangeira.

No entanto, para Robin Brooks, ex-Goldman Sachs e FMI, o cenário pode estar próximo de mudar. Na última quarta-feira, o economista disse que o real é a moeda mais subvalorizada do mundo. Segundo ele, o ativo está se recuperando.

O real brasileiro é a moeda de mercado emergente mais desvalorizada em nosso modelo de valor justo, com 20% de desvalorização. O real começa a se recuperar lentamente, impulsionado pelo superávit em conta corrente (lhs, black) e uma recuperação gradual dos fluxos de carteira externa (rhs). 

Banco Central diz que real “parou de enfraquecer”

Brooks não está sozinho na avaliação positiva sobre o real. Nesta quinta-feira (26) , o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse em entrevista que o real parou de enfraquecer. Para o chefe do BC, o efeito do câmbio sobre a inflação deverá ser suavizado.

A declaração vem na esteira de um novo levantamento do Bacen entre agentes de mercado. Para cerca de 100 economistas ouvidos na semana passada, a inflação no Brasil deve seguir aumentando

As previsões para o IPCA e o IGP-M, por exemplo, já fazem operadores projetarem alta da Selic antes do esperado. Até o momento, entretanto, o Copom não deu sinais de que poderá voltar a aumentar a taxa básica de juros.

Campos Neto, no entanto, mira nas projeções da inflação de mais longo prazo. Para ele, os levantamentos do BC que mostram alta na inflação não assustam. Os números, portanto, indicariam certa estabilidade de preços segundo as expectativas de mercado. 

Não é apenas o Banco Central que acha que as expectativas de inflação de longo prazo não estão aumentando. O mercado também não pensa assim. É importante apontar isso.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá