Rentabilização de posição de Cardano (ADA), um comparativo com a renda fixa em criptomoedas

Compartilhar Artigo

A blockchain Cardano (ADA), que estava no topo das promessas do mês de março na listagem do BeInCrypto, implementou o seu novo hardfork, apelidado “Mary”, neste mesmo mês. E, além disso, expandiu bastante a área de atuação e possibilidades do protocolo, aumentando, com isso, o otimismo acerca do ativo que possui o 4° maior market cap dentre as criptomoedas atualmente. No entanto, algo que é pouco comentado entre os investidores é que a Cardano se destaca dentre as demais criptomoedas por conta, também, da sua possibilidade de renda passiva.



Apesar de ser possível fazer o processo de staking para gerar renda passiva com a Ethereum (ETH), o processo possui taxas bem mais altas e uma aplicação mínima também maior em grande parte dos pools. Além disso, é necessário possuir pelo menos 32 ETH para iniciar uma stake pool, o que centraliza o processo. Por isso, acreditamos no diferencial da Cardano que consiste na acessibilidade para todos em participar do processo de construção da blockchain.

Proof-of-Work x Proof-of-Stake

É necessário, primeiramente, entender as duas formas mais conhecidas de se minerar criptomoedas. A primeira é conhecida como proof-of-work, neste processo, é gasto uma grande quantidade de energia e materiais, pois a máquina que realizar primeiro a transação é quem recebe as recompensas da mineração.



Por isso, as transações são demoradas, o que gera baixos limites de transação e, por fim, resultam em custo de transação alto, o que é inviável para uma moeda que quer ser aceita mundialmente.

Já a Cardano (ADA) utiliza o proof-of-stake, o qual é, basicamente, um sistema que escolhe uma máquina aleatoriamente para validar a transação, ou seja, o usuário é recompensado quando o seu nó é escolhido. Dessa forma,quanto mais um usuário detiver da criptomoeda, mais provável dele ser recompensado. Tal sistema, além de ser mais econômico e justo quando comparado com o da Bitcoin (BTC), torna possível rentabilizar sua posição de maneira passiva sem ser comprometida. Mas como fazer isso com a Cardano?

Como rentabilizar a posição?

Como foi visto anteriormente, qualquer pessoa com a criptomoeda tem o direito de participar do processo stake. No entanto, é necessário conhecimento técnico, como saber operar e manter um node de Cardano, e material, como boa conexão e largura de banda, 4 GB de memória RAM e 24 GB de espaço disponível, além de precisar manter tudo em funcionamento 24/7.

Por conta disso, é possível, também, delegar esse direito para um grupo, denominados stake pools, e as recompensas são distribuídas entre seus participantes proporcionalmente.

Para escolher a melhor stake pool, é necessário considerar os diversos indicadores utilizados, são eles: ROA, saturação, sorte e o custo.

ROA: representa o retorno de ADA esperado para o ano dado as projeções atuais.

Saturação: é medida através da quantidade de ADA no grupo, uma vez que o sistema reconhece uma grande concentração de ADA em uma mesma pool, ele começa a diminuir chance do grupo de ser escolhido, isso serve para prevenir a concentração de ADA em uma mesma pool, que vai, totalmente, contra o objetivo das blockchains de serem descentralizadas.

Sorte: Como o processo é escolhido aleatoriamente, há ainda o fator sorte, acredita-se que grupos com sorte alta tendem a possuir um ROA estimado inflacionado e por isso, deve ser levado em consideração também.

Custos: Por último, há os custos de administração da stake pool, podendo estes serem fixos ou variáveis. Ambos os custos são em cima do rendimento e divididos, proporcionalmente, entre os participantes. Esses dividendos são pagos em épocas que duram, aproximadamente, 5 dias.

Sites como o adapools podem ser usados para comparar e escolher a pool mais atraente, uma vez que é possível filtrar entre os indicadores e um ranking criado pelo site. Existe, ainda, uma calculadora criada pelo próprio site da Cardano que permite calcular o rendimento anualizado estimado. É interessante mencionar que também é possível diversificar sua aplicação em diferentes pools, além de poder trocar de stake pool conforme sua vontade.

Carteiras que permitem staking de Cardano (ADA)

Atualmente, apenas duas carteiras permitem que o usuário delegue seu direito de participar do, são elas: Yoroi e a Daedalus Wallet. Ambas são apoiadas oficialmente pelos desenvolvedores de Cardano (ADA). Enquanto a Yoroi possui suporte tanto desktop quanto mobilee é uma carteira leve, uma vez que os nós completos são guardados em um servidor da Emurgo, empresa de tecnologia especializada em blockchains. Já a Daedalus é um sistema desktop completo em que você guarda o nó completo no seu computador, o que ocupa um espaço um pouco maior. Ambas carteiras possuem um sistema de backup através de 15 palavras que você deve guardar em um local secreto para casos de perda de acesso. Além disso, a Yoroi possui uma instalação instantânea,enquanto a Daedalus pode demorar algumas horas para completar a sincronização.

Como as duas carteiras são eficientes, cabe ao investidor escolher a qual se sentir mais confortável: se é a acessibilidade e possibilidade de uso mobile pela Yoroi ou a segurança completa da Daedalus, a qual executa o node completo localmente.

Riscos da operação?

Os riscos de perder suas moedas no staking são extremamente baixos, uma vez que você não está delegando suas Cardano e sim o direito de participar do processo. Então, toda a sua posição ainda estará sob sua custódia na carteira que você escolher e, portanto, não há risco de perder o seu patrimônio. Vale ressaltar, no entanto, que a Cardano, assim como grande parte das criptomoedas, possui uma volatilidade alta e sua rentabilidade passiva também está atrelada ao valor da moeda. Por isso, ainda que a rentabilidade passiva da moeda seja sem riscos, há ainda um Value at Risk alto na operação, uma vez que o processo incentiva o investidor a estar mais exposto na moeda para render mais, potencializando a perda em possíveis quedas acentuadas. Por conta disso, recomenda-se estudar bastante sobre o ativo antes de investir.

Renda Fixa x Cardano

Tendo em vista a taxa Selic em sua mínima histórica, a Cardano (ADA) se mostra uma opção com retorno anual percentual maior. Apesar disso, uma vez que o valor aplicado em Cardano (ADA) será instável e o rendimento passivo, apesar de alto, é dado na mesma moeda, tal investimento se torna bastante imprevisível e de alto risco, por conta disso, a renda fixa não deve ser descartada. Acredita-se que a renda fixa continue sendo a melhor opção para quem quer manter poder de compra ou evitar riscos.

A Cardano é uma forte e promissora moeda que está, de fato, caminhando para ser uma moeda completamente descentralizada e, portanto, na briga para ser o “the real deal” das criptomoedas. Por conta disso e dessa interessante forma de renda passiva, a moeda possui um futuro promissor, sendo destaque por quem investe nessa classe de ativos atualmente.

Autor: Carlos Eduardo Petrola Saboya

Disclaimer: as opiniões aqui expressas são exclusivamente do(s) autor(es), não necessariamente representando as opiniões do BeInCrypto ou de seus editores.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

O UFMG Finance Club foi fundado em 2017 por discentes que perceberam a necessidade de um grupo de extensão voltado à difusão do mercado financeiro no ambiente universitário. Buscamos desenvolver o potencial dos membros do clube de finanças, estimulando a troca de conhecimento e possibilitando a complementação de sua formação estudantil dentro de um ambiente cujo foco é o aprendizado constante e a capacitação acadêmica e profissional de seus integrantes.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá