Repressão de Criptomoeda? Libra força a UE a Considerar Regulamentos e Possuir Stablecoin

Compartilhar Artigo

Um novo projeto de documento da União Europeia (UE) diz que o Banco Central Europeu (BCE) deve acelerar o progresso na emissão de sua própria moeda digital para uso do público antes do projeto Libra do Facebook.



O documento da UE foi divulgado pela Reuters na terça-feira. Ele afirma que os membros da organização supranacional devem se unir em sua abordagem às criptomoedas. Até agora, a UE não regulamentou o setor e apenas algumas nações individuais possuem qualquer forma de estrutura para os ativos digitais.

O projeto, preparado pela presidência finlandesa da UE, diz:



“O BCE e outros bancos centrais da UE poderiam explorar utilmente as oportunidades e os desafios da emissão de moedas digitais do banco central, inclusive considerando medidas concretas para esse efeito.”

O documento pode ser discutido pelos ministros das Finanças da Europa nesta sexta-feira, e termos um início de mudanças já em 5 de dezembro.

Adotando stablecoins

Os reguladores ignoraram amplamente os projetos de stablecoin até agora, principalmente devido à sua insignificância relativa em termos de tamanho do mercado. No entanto, com o Facebook com mais de dois bilhões de usuários ativos, isso pode mudar muito rapidamente se e quando o Libra realmente for lançado.

Desde que o projeto Libra foi detalhado em junho, como relatado por BeInCrypto , reguladores da UE e de outros países expressaram preocupações sobre as ambições da empresa de rede social. Promovida pelos anúncios da Libra, uma força-tarefa do G7 explorando as implicações das stablecoins lançadas por entidades privadas, declarou no mês passado que tais projetos não devem avançar até que todas as preocupações globais sejam resolvidas.

Reguladores da França e da Alemanha argumentaram que a Libra representa um risco potencial para o setor financeiro existente. Ambos os países aparentemente apoiam uma moeda digital alternativa construída pelo BCE.

O membro do conselho do BCE, Benoit Coeure, disse que o banco deveria acelerar seu progresso para criar sua própria stablecoin para uso público em setembro. Enquanto isso, Markus Ferber, um dos principais políticos alemães em questões financeiras, argumentou:

“No mínimo, precisamos de uma estrutura regulatória robusta para lidar com moedas virtuais… A Comissão [da UE] executiva tem sido muito … complacente com a questão até agora. Com a ameaça de Libra no horizonte, é hora de agir agora. ”

O futuro da Libra é incerto

A Libra sofreu vários reveses desde que o Facebook o anunciou pela primeira vez em junho. Além das preocupações regulatórias europeias, o presidente Donald Trump e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, expressaram dúvidas sobre os planos. Este último chegou a chamá-lo de “questão de segurança nacional”.

Mais recentemente, várias empresas de alto nível se retiraram da Associação Libra. Mastercard e Visa, entre outros, anunciaram que não estariam trabalhando no projeto neste estágio inicial de desenvolvimento. A decisão parece ter sido influenciada pela pressão dos senadores dos EUA. O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, chamou um carta enviada pelos legisladores às empresas em questão de “ridícula “e” antiamericana “.

Você acredita que essa atenção dos bancos centrais trará mais problemas ou evolução para as criptomoedas? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar com a gente no Twitter!


Imagens cortesia de Shutterstock, Twitter.


Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Com formação em ciências e redação, Alice começou a escrever profissionalmente há 7 anos. Desde então, ela tem aprendido, investido e escrito sobre criptomoedas e tecnologia blockchain para algumas das maiores publicações do setor. Atualmente, compõe a equipe de jornalistas Brasil da BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá