Ripple anuncia empréstimo de XRP e pode ajudar a criar ‘nova TransferWise’ no Brasil

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Ripple vai começar a oferecer empréstimos em XRP

  • Crédito permitirá enviar dinheiro para outro país sem pagar nada de antemão

  • Novidade pode impulsionar fintechs para operar no modelo da TransferWise

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A Ripple anunciou nesta quinta-feira (8) uma linha de crédito que permitirá captar XRP como empréstimo. Segundo a empresa, a solução oferece aprovação mais rápida do que em meios tradicionais.



O empréstimo chega por enquanto em fase Beta e estará disponível para clientes de Liquidez Sob Demanda (ODL, na sigla em inglês). Trata-se do serviço da Ripple permite transferir dinheiro para outros países usando o XRP como intermediário.



O ODL é especialmente útil para transações entre moedas fracas onde há pouca demanda no mercado. O XRP entra para gerar a liquidez necessária, sendo comprado de um lado e vendido de outro instantaneamente.

Com a oferta de crédito, portanto, será possível tomar XRP emprestado para fazer a transferência. O montante convertido é depositado na conta de destino na hora pela Ripple. Enquanto isso, o emissor paga o valor só mais tarde mediante uma taxa de administração.

Empréstimo de XRP no Brasil

A linha de crédito será oferecida em todos os países onde o serviço de liquidez está disponível, como é o caso do Brasil. Atualmente, a Ripple é a plataforma de remessas internacionais utilizada pelo Santander. A lista de parceiros, porém, deve aumentar.

 

No fim de 2019, a Ripple revelou planos para aumentar sua presença no país. A ideia seria estabelecer novos corredores de pagamentos com mais parceiros. Bancos digitais como Nubank e Original estavam no radar. Mas, até o momento, as empresas não anunciaram nada oficial.

Por outro lado, o empréstimo de XRP deve beneficiar principalmente pequenas fintechs, acirrando a concorrência no mercado de câmbio. Segundo sugere a Ripple, o crédito deverá ajudar a empresas de finanças de pequeno porte a operarem mais facilmente nos moldes da britânica TransferWise.

O modelo consiste em abastecer contas pelo mundo com fundos em diferentes moedas. Na hora de transferir, a empresa pode manejar seus próprios fundos para cobrar o cliente e compensar no destino sem, de fato, movimentar o dinheiro. A estratégia, porém, é custosa, o que faria do empréstimo de XRP a possível solução.

A linha de crédito já foi testada por clientes RippleNet, que se especializam em transferências de dinheiro internacionais, e estão experimentando os benefícios em primeira mão, ajudando essas empresas a expandir seus negócios e tornar as transferências globais mais acessíveis, para mais pessoas. Também abre oportunidades para usar o capital liberado de contas pré-financiadas e investir ainda mais em seus negócios para entrar em novos mercados e alcançar novos clientes.

Os empréstimos com XRP, portanto, não estarão disponíveis para o consumidor final. Para esse tipo de usuário, será preciso que uma empresa use o XRP para criar uma solução de finanças descentralizadas (DeFi) – algo que pode estar próximo de acontecer.

Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá