Rússia não vai tornar Bitcoin moeda com curso legal

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A Rússia confirmou que não vai tornar o Bitcoin uma moeda com curso legal.

  • Um porta-voz do Kremlin confirmou a informação, chamando a criptomoeda de um detrimento ao sistema financeiro.

  • A Rússia não é totalmente contra cripto, mas age para limitar o mercado.

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Um porta-voz do Kremlin descartou que o Bitcoin vá se tornar moeda legal no país, chamando a criptomoeda de um prejuízo para o sistema financeiro.

Patrocinados



Patrocinados

O Kremlin confirmou que o país não dará curso legal para o Bitcoin. O porta-voz Dmitri Peskov disse que a Rússia não estava preparada para isso e que não havia razão para fazê-lo, de acordo com a mídia local.

Peskov também disse que legalizar o Bitcoin seria prejudicial para o sistema financeiro, chamando-o de quase-moeda. Ele não deu mais detalhes.

Patrocinados



Patrocinados

O anúncio ocorre após a adoção oficial do Bitcoin como moeda legal por El Salvador, que aconteceu no dia 7 de setembro. O lançamento coincidiu com a introdução da carteira Chivo, embora pareça haver alguns problemas com toda a situação. O governo de El Salvador comprou 400 BTC para iniciar a mudança em sua economia.

A adoção do Bitcoin como moeda legal é algo que a maior parte dos governos não está disposta a fazer, dada a incerteza em torno da criptomoeda. O pagamento de salários em BTC pode ser problemático, por exemplo, já que a volatilidade pode afetar a receita. Isso é algo que os ministros em El Salvador já mencionaram.

A própria posição da Rússia sobre o BTC é um tanto vaga. O país não é totalmente contra criptomoedas, mas está tomando medidas para restringir o mercado. No lado positivo, um tribunal russo ordenou que o Sberbank removesse as restrições ao comércio de cripto.

A Rússia está desenvolvendo uma ferramenta para monitorar atividades criminosas envolvendo criptomoedas, bem como trabalhando em seu próprio CBDC, o rublo digital. O Banco da Rússia anunciou um teste da stablecoin em junho.

A decisão de El Salvador de dar curso legal ao BTC causou ondas de choque quando foi anunciada pela primeira vez. Muitos ficaram confusos sobre como seria implementado e se seria obrigatório.

As críticas vêm de dentro e de fora do país. Cidadãos estão protestando nas ruas, enquanto o partido da oposição apresenta seus próprios argumentos. O desacordo em grande parte tem a ver com a volatilidade do Bitcoin e a atividade potencial de lavagem de dinheiro.

É por essa razão que o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que pode haver preocupações macroeconômicas e jurídicas em torno da decisão. O apoio de organismos internacionais, em geral, parece curto, com o Banco Mundial também negando assistência a El Salvador.

Em qualquer caso, a mudança de El Salvador será uma experiência que vale a pena ficar de olho. Independentemente do resultado, os analistas serão capazes de ver como o BTC opera em uma escala muito maior.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora