O nome Jair Bolsonaro vem sendo usado em novo golpe online. O esquema se dá por meio de um site que se faz passar por veículo jornalístico. A página fraudulenta repercute a falsa notícia de que o do Presidente da República teria “liberado o investimento no Bitcoin Profit”.

O Bitcoin Profit é um falso projeto de investimento em criptomoedas marcado como golpe por diversos sites especializados. O texto da notícia com desinformação menciona, por exemplo, que um suposto acordo assinado pela presidência teria o potencial de “dobrar o PIB” do país.

A grande novidade seria justamente o Bitcoin Profit, descrita como uma plataforma que permite “gerar renda com criptomoedas”. O texto diz que o presidente estaria pedindo que os brasileiros “conheçam o Bitcoin Profit rapidamente para fazerem parte”.

A fake news começa em tom que beira o jocoso: “Jair Bolsonaro, magnata, filantropo, investidor e presidente do Brasil, assinou o acordo mais importante do século no Brasil”. No entanto, o objetivo é atrair pessoas reais a clicarem em links que levam a um formulário em outro site.

Lá, os usuários são encorajados a informarem nome, sobrenome, e-mail e telefone para abrir um cadastro. O site alega que é preciso depositar uma quantia inicial de 250 dólares para negociar. Após isso, o investidor poderia “começar a ganhar instantaneamente”.

Como comprar Bitcoin e entrar no grupo de sinais gratuito do BeInCrypto

Site traz notícia falsa sobre acordo assinado por Bolsonaro

O que é Bitcoin Profit?

O Bitcoin Profit se diz ser um sistema que negocia Bitcoin automaticamente. Embora não diga explicitamente, a plataforma traz todas as características de robô de arbitragem. O curioso é que não é difícil encontrar supostos reviews recomendando o software até mesmo em sites confiáveis.

No entanto, os reviews são algumas vezes abertamente pagos e trazem links marcados como inseguros por Google e pela Microsoft. Além disso, o site ScamWatcher diz já ter investido os US$ 250 e nunca ter recebido nada de volta.

Google e Microsoft marcam site do Bitcoin Profit como perigoso

Além disso, o texto em si é altamente duvidoso. Em um relato publicado no site falso, um investidor diz quintuplicado os pouco mais de R$ 1 mil investidos em duas horas.

Dono do site é obscuro

Em um teste realizado pelo BeInCrypto, os links que constavam na matéria que mencionava Bolsonaro levavam a um cadastro. Mas, o procedimento acusava um erro e nenhuma comunicação era continuada após esse passo.

O texto, no entanto, é totalmente falso. Não há registro de uma suposta assinatura de acordo do Governo Federal com o Bitcoin Profit no Diário Oficial da União.

Dono escondeu dados em registro de domínio

Além disso, uma consulta de WHOIS revela que o domínio do site de notícias falsas (marketingiant[.]tech) é recente, registrado em 13 de agosto. Já o domínio do site de cadastro (native-host[.]com) traz o nome do registrador oculto. Isso ocorre quando o dono paga pela privacidade dos dados ao comprar o domínio.

Levando em conta as evidências, o veículo não tem reputação alguma e relatos como os que descrevem o suposto funcionamento da plataforma devem ser tomados como suspeitos.