Stablecoins privadas representam maior risco do que Bitcoin, afirma Banco Central Europeu

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que as stablecoins representam um risco maior do que o bitcoin

  • Lagarde está particularmente preocupada com os esforços de stablecoin das ‘big tech"

  • O euro digital ajudaria a preservar a soberania monetária europeia nessa competição

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Christine Lagarde apontou que as stablecoins representam um risco maior para a estabilidade financeira e a soberania monetária da União Europeia, do que criptomoedas como bitcoin.



A presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse que os preços voláteis e a falta de liquidez, tornam o Bitcoin e outros ativos digitais, inadequados para uso como dinheiro.

Lagarde também deixou claro que deseja avançar com o euro digital do BCE. Ela afirma que a moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) ajudaria a proteger a soberania monetária da UE.



Os riscos das stablecoins privadas

Christine Lagarde não acredita que o bitcoin e outros ativos digitais de fornecimento fixo, representam uma ameaça particular ao status quo financeiro na Europa.

Conforme ela escreveu para a revista L’ENA hors les murs, criptomoedas como o bitcoin não “cumprem todas as funções do dinheiro”.

Como justificativa, ela identificou a falta de estabilidade dos preços. Além disso, declarou que o “conceito falha ao não haver nenhum emissor identificável”. Para Lagarde, esses são obstáculos que impedem a adoção das criptomoedas.

No entanto, stablecoins de emissão privada, particularmente aquelas criadas por “big techs”, apresentam “riscos graves”. Embora não seja explicitamente mencionado, é provável que Lagarde esteja se referindo especificamente a Libra do Facebook.

O projeto stablecoin da rede social tem causado uma grande repercussão desde que foi anunciada no ano passado.

Lagarde afirmou que os ativos digitais com preços atrelados as moedas fiduciárias,  ameaçam a “competitividade e autonomia tecnológica” da União Europeia. Ela também acrescentou que os esforços das grandes empresas de tecnologia para criar moedas digitais, traz uma questão importante sobre privacidade de dados.

O BeInCrypto noticiou na semana passada sobre a previsão de um grande banco alemão. Na ocasião, eles apontam que capitalização de mercado do Bitcoin pressionaria o BCE a acelerar o lançamento do euro digital.

Euro digital ajudaria a diminuir ameaças?

Lagarde também reiterou a importância dos esforços atuais do BCE para criar um euro digital. Ela afirmou que a moeda emitida pelo banco central é atraente porque representa um “meio de pagamento confiável e sem risco”.

No entanto, na sua forma atual, o euro não atende às necessidadesde mundo cada vez mais digital.

A Presidente do BCE acrescentou que um euro digital ajudaria a unificar a economia europeia. Além disso, iria preservar a sua soberania monetária face aos esforços internacionais para a criação de CBDCs.

Bancos Centrais do mundo todo estão trabalhando para lançar as versões digitais de suas moedas nacionais. Entre aqueles provenientes de grandes economias, a China parece ser a mais avançada. O yuan digital tem passado por vários estágios de testes nos últimos meses.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A former professional gambler, Rick first found Bitcoin in 2013 whilst researching alternative payment methods to use at online casinos. Having concluded that the root of most of the world’s evils stem from a toxic financial system during his time reading International Politics at university, the disruptive potential of a decentralised, borderless asset was immediately clear. After transitioning to writing full-time in 2016, Rick was able to put his passion for Bitcoin to work for him professionally. He has since written for a number of digital asset publications in a variety of capacities.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá