Ver mais

Startup brasileira MOSS lança NFT que compensa carbono a cada venda

2 mins
Atualizado por Paulo Alves

EM RESUMO

  • Tokens da MOSS serão os primeiros NFTs ambientais do país.
  • Startup é a criadora do primeiro token de crédito de carbono do mundo.
  • MOSS tem conseguido usar a rede blockchain para diminuir impactos no meio ambiente.
  • promo

A MOSS.Earth, plataforma de compra e venda de créditos de carbono, anunciou nesta terça-feira (18) o lançamento dos primeiros tokens não-fungíveis (NFT) ambientais do Brasil.

O projeto contará com a parceria da associação Onçafari, que criará ilustrações de onças que serão gravadas nos NFTs. A cada peça vendida, a startup fará a compensação de um crédito de carbono.

Tokens não-fungíveis têm ganhado grande popularidade em setores como os da arte e esportes, por serem considerados itens digitais colecionáveis.

Token para o meio ambiente

Segundo a MOSS, a ideia é criar uma nova utilidade para NFT, permitindo que sejam criados para contribuírem para alguma causa social, gerando engajamento ou levantando recursos.

Ao Valor, o diretor da MOSS, Renan Kruger, afirmou que um dos objetivos dos NFTs será o “incentivo de proteção à natureza através de soluções ambientais”. Ele ainda destacou que outros projetos colecionáveis com o tema “carbono neutro” poderão ser lançados em breve.

O anúncio do novo tipo de NFT foi bem recebido pelo público nas redes sociais, com usuários destacando o papel que a startup tem realizado pela preservação ambiental no Brasil.

Investimentos sustentáveis no Brasil

Ativos financeiros com um forte teor sustentável tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Recentemente, o primeiro fundo de investimentos baseado em crédito de carbono foi lançado no país.

Nesse sentido, a MOSS tem trazido essa forma de investimento para o mercado de criptomoedas e blockchain, que tem gerado cada vez preocupações sobre o seu impacto ambiental.

A startup é a criadora do MCO2, o primeiro token de crédito de carbono do mundo. Segundo a empresa, o ativo “oferece facilidade, transparência, escala global e segurança para a compensação de sua pegada de carbono.”

Os créditos de carbono funcionam como certificados digitais que representam o quanto de dióxido de carbono uma empresa deixou de lançar na atmosfera. Segundo a MOSS, quase 870 mil toneladas de CO2 já foram compensadas através dos seus tokens.

A empresa ainda relata a arrecadação de mais de US$ 10 milhões para ajudar na preservação da Amazônia. Qualquer usuário cadastrado no site pode realizar a compra desses créditos na plataforma da empresa. O valor unitário de cada token atualmente está em R$ 70.

Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

4d198a1c7664cbf9005dfd7c70702e03.png
Anderson Mendes
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, Anderson atua como redator para o BeInCrypto há 2 anos. Escreve sobre as principais notícias do mercado de criptomoedas e economia em geral. Antes de entrar para a equipe brasileira do site, participou de projetos relacionados à trading, produção de notícias e conteúdos educacionais relacionados ao mundo cripto em sua cidade natal, Curitiba.
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados