Startup lança rede de teste para XRP compatível com contratos inteligentes

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Startup lança rede de testes para a XRP compatível com contratos inteligentes.

  • Solução propõe complementos para adicionar funcionalidade à rede principal da Ripple.

  • Testnet já está disponível para desenvolvedores.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A XRP ganhou, nesta segunda-feira (19), sua primeira rede com suporte a contratos inteligentes (smart contracts).



A novidade foi anunciada pela XRPL Labs, uma startup com sede na Holanda que desenvolve softwares para o XRP Ledger, o protocolo de pagamentos da Ripple Labs.

O plano inicial do projeto havia sido apresentado ainda em julho de 2020, mas só agora vem à tona. Segundo a XRPL Labs, a testnet (rede de testes) já está disponível para acesso por desenvolvedores que desejam contribuir com a iniciativa.



A solução pretende oferecer uma espécie de extensão para a rede da XRP como meio de adicionar a funcionalidade de contratos inteligentes. Essas extensões são chamadas de Hooks (ganchos) e permitiriam, em tese, interagir com um smart contract usando a XRP sem necessidade de trocar o ativo por outro token.

XRP em finanças descentralizadas (DeFi)

De acordo com os desenvolvedores, os Hooks são módulos “pequenos e eficientes projetados especificamente para o XRPL”. Esses complementos podem ser escritos em qualquer linguagem, desde que possa rodar na máquina virtual WebAssembly.

Ainda segundo o time de desenvolvedores, as extensões para a rede da Ripple podem conter “a maior parte da lógica de negócios e a maioria dos conceitos de contrato inteligente”. Por meio do site oficial, é possível obter 10.000 XRP fictícios para testar as funções da nova rede.

Se a nova rede da XRPL Labs passar pelos testes com sucesso, usuários poderão ter acesso a funcionalidades de contratos inteligentes, incluindo aplicações de finanças descentralizadas (DeFi), diretamente com a XRP.

Contratos inteligentes

Não é a primeira vez que a XRP ganha uma solução de contrato inteligente. Ano passado, a Flare Networks criou uma solução para tornar a rede da Ripple compatível com contratos inteligentes.

No entanto, a rede requer a conversão de XRP em tokens que espelham o ativo em uma segunda rede – no caso, o token Spark.

Após iniciar um airdrop e impulsionar a alta da XRP no final de 2020, a Flare Networks anunciou uma iniciativa similar para detentores de Litecoin (LTC). A distribuição dos primeiros tokens, no entanto, deve acontecer apenas no final de junho.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá