TCU avalia projeto piloto com blockchain e robô virtual para prestação de contas

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • TCU avalia uso de blockchain e robô virtual para acelerar prestação de contas

  • Órgão encomendou cronograma e plano de ação para novo projeto piloto

  • Guia do Tribunal menciona várias aplicações de blockchain na administração pública

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O Tribunal de Contas da União (TCU) avalia o uso de blockchain e robô virtual na administração pública. O órgão mencionou, em reunião do dia 26 de agosto, a criação de um projeto piloto. A ata do encontro foi divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).



A solução seria implantada a nível federal para aprimorar a prestação de contas. A blockchain é uma das tecnologias disruptivas acolhidas em estudo sobre o aperfeiçoamento do funcionamento da administração pública federal.

Além disso, na última quinta-feira (10), o TCU informou que já existe um estudo em curso sobre blockchain. Um dos resultados inclui, por exemplo, um guia para gestores. Nele, o Tribunal destaca que a tecnologia tem potencial para diversas áreas do governo. Os setores beneficiados poderiam ir da cobrança de impostos até a criação de identidades digitais e a eliminação de cartórios.



Os benefícios da tecnologia para o setor público são a capacidade do governo prestar serviços com maior eficiência e segurança, automação aprimorada, transparência e auditabilidade, beneficiando assim a sociedade.

No entanto, os especialistas do TCU ressaltam que o uso de blockchain não deve ser buscado a todo custo.

Não se deve adotar uma solução DLT [Distributed Ledger Technology] por modismo, entusiasmo tecnológico ou em um serviço centralizado que está funcionando bem e tem custo controlado.

Como comprar Bitcoin e entrar no grupo de sinais gratuito do BeInCrypto

Projeto piloto do TCU com blockchain e robô virtual

A iniciativa do TCU vai além do guia e deve passar para testes práticos. No fim de agosto, o ministro André Luís de Carvalho autorizou a realização de encontros técnicos entre servidores e empresas privadas. O objetivo é definir cronograma e plano de ação para implementação do projeto piloto.

Deve ser observado o eventual emprego de novas tecnologias da informação, a exemplo do uso de blockchain, no bojo dos procedimentos de gestão, controle, governança e prestação de contas, com a subsequente análise da gestão e da prestação de contas via robô virtual, […] de sorte a merecer os devidos estudos técnicos para o real desenvolvimento do aludido emprego, a partir da necessária implementação do correspondente projeto piloto para a efetiva aplicação dessas novas tecnologias da informação.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Sou editor-chefe do BeInCrypto Brazil desde abril de 2021.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá